Aguarde...

cotidiano

Trecho da Avenida Ruy Rodriguez é bloqueado para obra do BRT

A medida é motivada pelo avanço das obras do Corredor BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) Ouro Verde na região

| ACidadeON Campinas

Mudança foi aplicada nesta terça-feira. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campinas)

A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) interditou o tráfego de veículos em trecho da Avenida Ruy Rodriguez, na região dos bairros Jardim Cristina e Chácara São José, em Campinas, nesta terça-feira (24).  

O fechamento ocorre na pista expressa, no sentido bairro da avenida, no trecho desde a Rua Paulo Machado Moraes até a altura da Rua Igaci; passando pelo atual terminal e pelo Hospital Ouro Verde. A marginal da avenida, no trecho citado, já estava interditada desde agosto do ano passado. A nova dinâmica de tráfego provoca alterações no itinerário de 14 linhas de ônibus municipais, que circulam na região (confira abaixo).  

Por causa da interdição, na pista expressa sentido Centro foi implantado o duplo sentido de circulação. Temporariamente, o trecho impactado terá uma faixa para cada sentido de tráfego.  

A medida é motivada pelo avanço das obras do Corredor BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) Ouro Verde na região.  

Os trabalhos também incluem a colocação do piso rígido (concreto) do Corredor BRT. A expectativa inicial é que os trabalhos se estendam até o final do ano.  

Segundo a Emdec, o acesso ao Hospital Ouro Verde será garantido. Na nova dinâmica de circulação, a saída do hospital para acesso ao sentido bairro passa a ser feita na altura do posto de combustíveis.  

ROTAS ALTERNATIVAS
 
Para os motoristas que não precisam acessar o Hospital Ouro Verde, a Emdec indica rotas alternativas, de forma a evitar a circulação no trecho impactado. Os motoristas que trafegam no sentido Centro bairro poderão seguir pelas vias Itacuruçá, Charles Muller, Armando Frederico Renganeschi, Rafael Iório, Alaor Corrêa Teles, Igaci, Apiaba, Coacyara e Cairú; chegando ao trecho liberado da Avenida Ruy Rodriguez.  

A mesma rota alternativa também é indicada aos motoristas que trafegam no sentido bairro Centro, sendo que, após a Rua Charles Muller, é preciso seguir pela Rua Olídio Paes para acessar a Avenida Ruy Rodriguez.  

Para viabilizar as rotas alternativas, a Emdec implanta sentido único de tráfego de veículos em três vias da região, a partir desta terça-feira, 24 de março. São elas: Rua Itacuruçá (no trecho entre as vias Ruy Rodrigues e Charles Muller), Rua Charles Muller (no trecho entre as vias Itacuruçá e Olídio Paes) e Rua Olídio Paes (no trecho entre as vias Charles Muller e Ruy Rodrigues).  

TRANSPORTE  

A nova dinâmica de tráfego provoca alterações no itinerário de 14 linhas de ônibus municipais, que circulam na região. São elas: 102, 105, 108, 113, 116, 118, 122, 123, 125, 128, 129, 131, 134 e 198.  

O ponto de ônibus que fica na pista sentido bairro da Avenida Ruy Rodriguez, em frente ao Terminal Ouro Verde, será desativado. Neste momento, as paradas ocorrerão dentro do terminal.
 
BRT OURO VERDE 

A etapa de obras integra o trecho 3 do Lote 4 do Corredor Ouro Verde. O trecho 3 passa pela Avenida Ruy Rodriguez, ligando o Terminal Ouro Verde até o Terminal Vida Nova, com 4,1 km de extensão.
 
Os três corredores BRT do município Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral têm custo total de R$ 451,5 milhões. São 36,6 km de corredores, com previsão de conclusão total em meados de 2020.

Mais do ACidade ON