Aguarde...

cotidiano

Vacinação retorna nesta quinta em Valinhos e Sumaré

Primeira dose de vacina esgotou no primeiro dia da campanha em ambas as cidades

| ACidadeON Campinas

Campanha se estende até o dia 22 de maio (Imagem: Divulgação/Prefeitura)
Após o primeiro lote acabar em quatro horas no primeiro dia de vacinação em Valinhos, o município recebeu um novo com 5,4 mil doses. Com isso, a campanha retorna nesta quinta-feira (26) em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde da cidade), das 8h30 às 13h. 

A vacina será aplicada em espaços especialmente destinados para a campanha, para idosos com 60 anos ou mais e profissionais da saúde. Também nesta quinta acontece o drive thru da vacinação no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini (Parque da Festa do Figo), das 15h às 18h.  
 
LEIA TAMBÉM 
Confira as últimas notícias sobre o coronavírus em Campinas e na região
"Disque-coronavírus" de Campinas tem alta demanda e apresenta falhas
Moradores cantam parabéns para jovem em sacadas de condomínio


Nesse sistema, os idosos devem ser passageiros dos veículos. Ao entrar no parque, os motoristas serão orientados por sinalização e agentes de trânsito sobre o caminho que irão percorrer. 

A entrada será pela marginal da Avenida dos Esportes, no portão que fica ao lado do palco 2 do parque. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 15h às 18h, até o dia 16 de abril. Para serem vacinados, os moradores devem morar em Valinhos, apresentar a Carteira de Vacinação e documentos pessoais. Confira os postos de vacinação do município. (clique aqui) 

SUMARÉ 

A vacinação também será retomada nesta quinta-feira em Sumaré. Para evitar a transmissão do coronavírus, a campanha será realizada em escolas, centros comunitários e igrejas. Além disso, o serviço drive thru será ofertado em todos os espaços para pacientes com dificuldade de caminhar, com a vacinação nos veículos. O horário será das 8h às 15h. 

A meta no município é vacinar 20.617 idosos e 4.788 trabalhadores da saúde. Para receber a dose, basta apresentar a Carteira de Vacinação ou documento de identificação nos postos. Confira os postos de vacinação do município. (clique aqui) 

QUEM DEVE TOMAR E QUANDO 

Na primeira etapa da campanha, desde o dia 23 de março, serão vacinados idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde. Na segunda etapa, que começa no dia 16 de abril, a vacina será aplicada em professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, forças de segurança e salvamento. 

A terceira etapa começa em 9 de maio, no Dia D de Vacinação, para crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, povos indígenas, privados de liberdade, adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos, sob medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional e adultos 55 a 59 anos. 

Este ano, o acesso à vacinação foi ampliado para um grupo também vulnerável, pessoas de 55 anos a 59 anos de idade, que poderão procurar as UBS na terceira fase da campanha.

Mais do ACidade ON