Aguarde...

cotidiano

GM atira e mata adolescente de 15 anos no bairro Reforma Agrária

Caso foi na manhã deste domingo, no bairro Reforma Agrária. Segundo moradores, agentes chegaram atirando contra um grupo de jovens

| ACidadeON Campinas

Jordy Moura Silva foi atingido por um tiro nas costas e morreu (Foto: Arquivo pessoal)

Um adolescente de 15 anos foi morto por um Guarda Municipal, na manhã deste domingo (5), no bairro Reforma Agrária, em Campinas. De acordo com testemunhas, ele foi ferido por um disparo de uma arma de fogo durante uma ação da corporação para dispensar um grupo de jovens em uma área do bairro. 

O caso aconteceu na Estrada Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, próximo à Rodovia dos Bandeirantes, no bairro Reforma Agrária, por volta das 10h40.  

De acordo com moradores do local, Jordy Moura Silva, de 15 anos, estava junto com um grupo de cerca de 20 jovens. Eles empinavam motos em um terreno onde é construída uma estrada que dá acesso ao bairro. O menino estava na garupa da moto junto com o irmão, um rapaz de 26 anos.   

Anteriormente, foi informado que o adolescente tinha 13 anos, mas nesta segunda-feira (6), a SSP (Secretaria de Segurança Pública) informou que o jovem na verdade tem 15 anos.

Caso foi na manhã deste domingo, no bairro Reforma Agrária (Foto: Eduado Rodrigues/EPTV Campinas)

Por volta das 10h40, segundo testemunhas, viaturas da GM chegaram ao local com os agentes já disparando tiros para o alto para dispersar o grupo. Os rapazes tentaram fugir com as motos e, segundo as testemunhas, os guardas passaram a disparar contra eles. 

Um dos disparos acertou as costas do adolescente, atravessou o corpo e atingiu o irmão mais velho, que pilotava a moto, de raspão. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.

Moradores e jovens do grupo pediram que os agentes socorressem o adolescente na viatura, mas isso não aconteceu. Em vídeos compartilhados por testemunhas, é possível ver agentes fazendo ameaças contra o grupo. VEJA O VÍDEO: 


A Guarda Municipal afirma que foi recebida a tiros quando chegou ao local.  A Corregedoria da GM acompanhou a ocorrência e a perícia da Polícia Civil foi feito na local. O corpo do adolescente foi removido por volta das 16h20.  

Cerca de três motocicletas foram guinchadas e levadas para a delegacia. Não há informações sobre apreensão de armas. O caso foi registrado no 2º Delegacia Seccional de Polícia de Campinas. 

A reportagem do ACidade ON Campinas entrou em contato com a Guarda Municipal para esclarecimentos sobre o ocorrido. A GM informa que será registrado um boletim de ocorrência e a Corregedoria da Guarda Municipal irá apurar o caso.  

Em nota, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) informa que um guarda municipal foi preso em flagrante pelo homicídio de um adolescente na manhã deste domingo enquanto atendia uma ocorrência. A Polícia Civil também analisa a conduta de um segundo guarda municipal envolvido na ação.

*Atualizado com a resposta da SSP às 11h25 de 6 de abril

Mais do ACidade ON