
A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) registrou o primeiro óbito por novo coronavírus (covid-19) neste domingo (5). A vítima é um homem de 78 anos, fazia parte do grupo de risco e possuia comorbidades.
A vítima apresentou sintomas da doença no dia 24 de março. O quadro se agravou e ele foi internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) quatro dias depois, em 28 de março. Ele faleceu neste domingo. O paciente era morador de Água de Lindóia e, por esta razão, o óbito não será contabilizado para Campinas ou outra cidade da RMC (Região Metropolitana de Campinas).
A detecção de coronavírus no paciente foi feita através do teste PCR, onde é identificada uma proteína produzida pelo fígado cuja concentração é radicalmente elevada quando há indícios de inflamações ou infecções. O exame foi feito pela força-tarefa da Unicamp e realizado pelo Laboratório de Patologia Clínica do HC da Unicamp.
CASOS
Campinas confirmou a 4ª morte por coronavírus nesse sábado (4). A vítima é uma mulher de 71 anos que apresentava comorbidades. A cidade também tem 65 casos confirmados, 100 descartados e 829 em investigação. Na última quarta-feira (1º), duas mulheres foram as primeiras a se curar da doença em Campinas. Confira a situação de cada cidade da RMC (Região Metropolitana de Campinas) neste link.