Aguarde...

cotidiano

Última fase da vacinação contra gripe começa nesta segunda

Nesta etapa, o público alvo passa a ser adultos entre 55 e 59 anos e professores

| ACidadeON Campinas

Campanha de vacinação entra na reta final (Foto: Luciano Claudino/Codigo 19/Codigo 19)

Começou nesta segunda-feira (18) a última fase da campanha de vacinação contra a gripe. Nesta etapa, o público alvo passa a ser adultos entre 55 e 59 anos e professores, com a vacinação até o dia 5 de junho.  

Segundo o balanço da Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) de Campinas, até o momento já foram vacinadas 269.382 pessoas contra a gripe neste ano, desde o começo da campanha em 23 de março até o último dia 13 de maio.  

Os públicos-alvo das fases anteriores continuam sendo vacinados. Crianças entre 6 meses a 6 anos incompletos, gestantes, puérperas e deficientes, público da última fase da campanha podem continuar se vacinando até o dia 16 de maio. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, nos três grupos menos de 20% foram vacinados em todo o Estado, sendo que a meta era de 90%.

Seguindo determinação do Ministério da Saúde, é importante imunizar 90% do universo dessas pessoas para garantir menor impacto na população

Balanço

Na segunda etapa Campanha de Vacinação contra Influenza, que foi de 16 de abril a 8 de maio, o público-alvo foi formado por pessoas com doenças crônicas, funcionários do sistema prisional e presos, caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo.

Deste grupo, segundo a Saúde, 72,6% dos doentes crônicos já receberam a vacina, com 52.316 doses aplicadas para um público estimado em cerca de 72 mil pessoas.  

Os dados mostram que até essa data também foram vacinadas 5.265 profissionais que trabalham nas forças de Segurança e Salvamento; 3.955 pessoas privadas de liberdade (prisões); 379 funcionários do sistema prisional; 2.395 caminhoneiros e 997 motoristas do transporte coletivo.

Já na etapa inicial que abriu da campanha, Campinas superou a meta de vacinação de profissionais da área da Saúde e de idosos, os públicos prioritários. Segundo relatório totalizado em 13 de maio, foram aplicadas 45.976 doses em profissionais de Saúde, ou 111,9% do universo estimado inicialmente; e 153.261 doses em idosos, com 104,7% do público-alvo alcançado.

Onde se vacinar

A vacinação contra a gripe continua sendo realizada nos Centros de Saúde da cidade. Para saber os locais e os horários de vacinação em Campinas, clique aqui.  

Pessoas com doenças crônicas e situação clínica especial devem apresentar uma comprovação de sua condição para ter acesso à vacina, segundo determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.  

Entre a comprovação podem ser apresentado prescrição médica; receita de medicamento; anotação em prontuário das unidades de saúde; cadastro em programas de controle de doenças crônicas; comprovante de vacinação para influenza ou a caderneta com registro da vacina de influenza em anos anteriores.


Mais do ACidade ON