Aguarde...

cotidiano

Operação em Americana encontra laboratório de drogas

Operação vexillum pace aconteceu na manhã desta quinta-feira (28) e prendeu dois dos envolvidos na organização criminosa

| ACidadeON Campinas

Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e um de prisão por condenação (Foto: Dise Americana)
A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio da Dise (Delegacia de Investigações de Entorpecentes) de Americana, encontrou um laboratório de drogas em Santa Bárbara d'Oeste durante uma operação na manhã desta quinta-feira (28). Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e um de prisão por condenação.  

Na ocasião duas pessoas foram presas, além disso, drogas, pistola, munições, celulares e veículos foram apreendidos. Os dois presos, um homem e uma mulher, foram autuados em flagrante e encaminhados às Unidades Prisionais.  

A operação, denominada "vexillum pace" (Bandeira da Paz), tinha objetivo de desmanchar uma organização criminosa que age na exploração do comércio ilícito de entorpecentes na Rua Bandeira Branca, no Jardim das Flores em Americana. A suspeita é que a organização responsável pelo laboratório atuava em Americana, Limeira e Santa Bárbara d'Oeste. 

Dentre os membros do grupo, foi identificada a pessoa que recolhe os valores da venda, o responsável pela logística, o gerente/tesoureiro e o encarregado pelo laboratório de manipulação e preparação da droga em papelotes. 

Durante a operação, duas pessoas foram presas, sendo um responsável pela preparação da droga e outro pela sua logística até o ponto de venda. O tesoureiro/gerente e o responsável pela recolha dos valores da droga não foram localizados.  

Os agentes envolvidos apreenderam 17,1 kg de cocaína, distribuídos em oito tijolos, 1.345 papelotes e nove porções de diversos tamanhos, recolhidos em baldes e tigelas. 

Foram apreendidas ainda 367,9 g de maconha; 13 balanças de precisão; uma pistola Ruger, calibre .45; três carregadores e 111 munições; 101, 5 mil saquinhos plásticos para embalagem de drogas; 1,1 mil microtubos eppendorf vazio; 5 celulares; diversos utensílios para manipulação da droga; 8,3 mil reais em espécie, além de apreendidos três veículos. 

Toda a ação policial contou com o apoio da DIG de Piracicaba, DISE de Piracicaba, GOE de Piracicaba, UIP de Piracicaba, Delegacia de Polícia de Capivari, Delegacia de Polícia de Rio das Pedras e Guarda Municipal de Americana, e Canil da PC de Capivari e DISE de Piracicaba.

Mais do ACidade ON