Aguarde...

cotidiano

ACidade ON traz 5 curtas-metragens para ver no final de semana

Uma boa história não precisa ter, necessariamente, duas horas de duração para ser cativante

| ACidadeON Campinas

Castello Cavalcanti é um curta lançado em 2013 (Foto: Divulgação) 

Nem sempre são necessárias duas horas de filme pra se contar uma boa história, e há vários curtas-metragens por aí que cumprem muito bem essa missão. O ACidade ON Campinas traz para você, nesta sexta-feira (29), uma lista de curtas- metragens para assistir neste final de semana. 

Fiz o possível para encontrar os filmes na íntegra em versões dubladas ou com legendas em português, mas em algumas isso não foi possível. Mesmo assim, vários deles quase não possuem falas e espero que todos consigam assistir.

1 - Castello Cavalcanti (2013)

Castello Cavalcanti é um curta-metragem escrito e dirigido por Wes Anderson, lançado em 2013, e estrelado por Jason Schwartzman como um piloto de carro de corrida malsucedido que bate seu carro em uma vila italiana. O filme de oito minutos foi filmado em Cinecittà, em Roma, Itália e financiado pela Prada.

A princípio o curta causa bastante estranheza, mas como toda obra de Wes Anderson, é preciso prestar muita atenção em tudo o que acontece na cena pra poder interpretar seu significado completo.  
 


2 - O Avião de Papel (2012)

Depois de conhecer a garota dos seus sonhos no trem e vê-la novamente pela janela de um prédio, um rapaz que trabalha em um escritório usa uma frota de aviões de papel para chamar a atenção da moça. Esta animação da Disney é toda em preto e branco e tem o que a produtora sabe fazer de melhor: histórias fofas com um toque de magia.  
 


3 - Stutterer (2015)

Stutterer é um drama inglês de 2015, dirigido e escrito por Benjamin Cleary. O curta conta a história de um jovem que sofre com distúrbio da fala e precisa reverter essa situação. Ele ganhou o Oscar de melhor curta-metragem em 2016. O final é um pouco previsível, mas o roteiro é bem construído e a trajetória do personagem principal é de deixar qualquer um grudado na tela.  
 


4 - Hair Love (2019)

Hair Love é um curta-metragem estadunidense de 2019. Escrito, produzido e dirigido por Matthew A. Cherry, o filme mostra a história de um homem que precisa pentear o cabelo da filha pela primeira vez. É um curta sobre família, empoderamento e amor, e eu confesso que chorei quando vi pela primeira vez.  
 


5 - Mindenki (2016)

Mindenki é um drama húngaro, dirigido e escrito por Kristóf Deák. Ambientado em 1991, segue a história de uma menina que se muda para uma nova escola primária e logo se torna membro do coro premiado da instituição. O filme fala sobre injustiças sociais e você vai passar vários momentos de raiva enquanto assiste, mas garanto que o final vale a pena. 
 

Mais do ACidade ON