Publicidade

cotidiano

Sanasa anuncia parceria e criação de centro de pesquisa

Centro tem parceria com Unicamp e Fapesp, e será pioneiro no Brasil

| ACidadeON Campinas -

Anuncio do centro de pesquisas foi feito pelo presidente da Sanasa (Foto: Prefeitura de Campinas)
A Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento) anunciou nesta sexta-feira (5) uma parceria com a Unicamp e a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) para a criação de um centro de pesquisas sobre saneamento.

Segundo o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romeo, o projeto terá um investimento de R$130 milhões em 10 anos, com investimento de R$30 milhões por parte da Sanasa, e o restante financiado pelas outras duas instituições.  Segundo o Romeo, o centro representa um avanço para pesquisa e tecnologia nas cidades.

"O Brasil precisa investir em pesquisa. Utilizamos recursos que são caríssimos, e ai surgiu a ideia de um centro de pesquisas, um centro brasileiro. Iniciamos negociação com as instituições, que abraçaram essa ideia que é um sonho. Ele já passou por todos os canais se não fosse a pandemia já estava criado", afirmou.

Segundo Romeo, o projeto será pioneiro no Brasil, e estudará temas na área do saneamento, para ajudar a encontrar novos caminhos de saneamento aos municípios.

"Ele [o centro] é pioneiro, único no brasil, todos em brasília apoiaram, o ministro ficou maravilhado. O centro estudará temas no saneamento e esgoto, na área das membranas, da dessalinização, que é um caminho para os municípios, e muito importante", disse  o presidente da Sanasa, que explicou que o estudos visam conseguir tecnologia mais barata para as cidades.



Mais notícias


Publicidade