Aguarde...

cotidiano

Prevendo aumento de voos, Viracopos inicia desinfecções

Previsão é que nos próximos meses aumente a quantidade de voos no terminal

| ACidadeON Campinas

Aeroporto começará a fazer desinfecções visando retomada de voos (Foto: Divulgação Viracopos)

O aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas, ampliou as medidas de segurança para prevenção ao novo coronavírus dentro do terminal, buscando a retomada das atividades. Entre o protocolo com 32 ações, elaboradas pela administração do aeroporto desde o início da pandemia, foi acrescentada a desinfecção diária dos espaços que deve acontecer no terminal a partir dos próximos dias, e já está em fase de testes.  

O protocolo, segundo a empresa, foi mapeado para preparar o terminal diante de retomada gradual de voos por partes das companhias aéreas. No próximo mês está programada uma elevação para a 84 pousos e decolagens por dia, o que pode chegar a 130 em julho.   
 
LEIA TAMBÉM 
Homens são maioria entre vítimas de covid-19 em Campinas
Covid-19: Campinas registra 821 novos casos e mais 5 mortes

O aeroporto, que registrava média de 330 voos e decolagens por dia, chegou a ter apenas 34 em março, e 56 em abril. Neste mês, o terminal registrou um pequeno crescimento chegando a 72 voos diários.  

Segundo o aeroporto, as desinfecções devem acontecer pelo menos uma vez por dia, em horário ainda a ser definido. Entre as demais ações, todas já estão operando, como diminuição de passageiros em ônibus do terminal, aumento da higienização, avisos sonoros e sinalizações de distanciamento.  

O protocolo contempla ainda a higienização e desinfecção constante (a cada quatro horas) de diversas áreas do aeroporto, como escadas rolantes, cadeiras, elevadores, balcões, mesas, corrimãos, carrinhos de bagagem e demais aéreas de contato.  

A administração do aeroporto ainda afirmou a instalação de pelo menos 130 suportes de álcool em gel nos terminais, estacionamentos e áreas administrativas. Desde março, o aeroporto possui um Comitê de Gestão para gerenciar questões ligadas à pandemia.

Outra recomendação do aeroporto é para que os passageiros evitem levar seus familiares e amigos até o terminal, restringindo assim as possibilidades de contaminação e de transmissão do vírus. 


Mais do ACidade ON