Aguarde...

cotidiano

Junho registra chuva acima da média em Campinas

Meteorologia previa média de 22 mm para a cidade; Jardim das Bandeiras registrou 378% acima do previsto, o bairro com maior volume de chuva esse mês

| ACidadeON Campinas

Com previsão de média de 22 mm, Campinas registrou 74 mm (Foto: Luciano Claudino/Código19)
Após dois meses com chuvas escassas e abaixo da média, o volume em Campinas ficou acima do que estava previsto pela meteorologia para o mês de junho. Segundo a previsão, a média de chuva deste mês seria de 22 milímetros, no entanto, até ontem (29), a cidade havia registrado 74 mm. 

Lembrando que o volume de 74 mm é uma média da cidade, o que significa quem alguns bairros registraram menos chuva que a média, já outros apresentaram um volume acima.  

Na Vila Vitória, por exemplo, foram registrados 86 mm, e na Vila Aeroporto 91 mm. Mas a maior concentração quem registrou foi o Jardim das Bandeiras, com 101 mm. O bairro ficou com o volume 378% acima do previsto.  

Os dados foram retirados do site de Meteorologia Somar, que capta as informações das estações meteorológicas localizadas em vários pontos da cidade. 

Hoje Campinas registra, desde cedo, uma ventania que chegou a marcar a velocidade de 50 km/h. Segundo a previsão, os ventos podem ficar ainda mais forte no final da tarde. Esse vento está vindo do oceano por conta de uma situação pré-frontal já que está prevista para entrar uma nova frente fria. 

A Defesa Civil informou hoje também sobre a chegada de uma frente fria vai alterar o tempo até sexta-feira (3) em todo o estado, provocando a ocorrência de pancadas de chuvas, rajadas de vento e raios. 

Segundo o órgão, a temperatura ficará abaixo dos 9ºC na região metropolitana de São Paulo. Na região de Campinas, a temperatura mínima pode chegar entre 10ºC e 15ºC (leia mais aqui).

Mais do ACidade ON