Aguarde...

cotidiano

Prefeitura busca recursos para centro de coleta de sangue

Projeto já está pronto e visa um grande centro de coleta para abastecimento dos hospitais públicos

| ACidadeON Campinas

Prefeitura busca parceria para criação de centro de coleta de sangue (Foto: Denny Cesare/Codigo19)

Campinas busca parcerias para a criação de um centro de coleta de sangue na cidade. O projeto, que foi feito em parceria com o Hemocentro da Unicamp, já está pronto, e aguarda a adesão de parceiros para o custeio.  

Segundo a Prefeitura, o projeto é avaliado em R$ 1,3 milhão, e já tem área reservada, em um terreno próximo ao Hospital Mario Gatti.  anúncio do projeto foi feito em transmissão nas redes sociais na manhã desta segunda-feira (20) pelo prefeito Jonas Donizette (PSB). 

De acordo com o secretário de Saúde, Carmino de Souza, o objetivo é criar na cidade um grande centro de coleta para abastecer todos os hospitais públicos de Campinas.  

"O sangue é monopólio público, e fazemos uma luta muito grande para que exista esse centro que atenda todos os hospitais da cidade", declarou.  

Carmino citou a diminuição das doações de sangue durante o período de quarentena de combate ao coronavírus. Segundo o governo do Estado, o banco de sangue reduziu em 50% o estoque durante o período, situação que nunca aconteceu antes, e que causa grande impacto no atendimento diário dos hospitais. 

De acordo com o secretário de Campinas, constantemente as doações passam por queda, e por isso a importância de um centro e campanhas que estimulam o ato.  

"A coleta de sangue é muito sensível. Qualquer sazonalidade, seja de Inverno, férias, fazem cair muito. Nesse momento não há impedimento para as pessoas doarem, é o que as campanhas falam: se for para sair de casa, que seja para fazer um ato de generosidade", disse.

Mais do ACidade ON