Aguarde...

cotidiano

Campinas se destaca em ranking ambiental estadual

Campinas ficou em 12º lugar no programa Município VerdeAzul, mas foi a melhor colocada da RMC e entre cidades com mais de 500 mil habitantes

| ACidadeON Campinas

Cidade está em primeiro lugar entre as cidades da RMC (Foto: ACidade ON - Campinas)
Pelo terceiro ano consecutivo, Campinas conquistou o primeiro lugar entre as cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) no ranking ambiental do Programa Município VerdeAzul. A pontuação de 92,14, referente ao ano de 2019, garantiu ainda que Campinas mantivesse a liderança entre os municípios com mais de 500 mil habitantes do Estado de São Paulo. 

Na RMC, o município é seguido por Itatiba e Vinhedo, que tiveram 91,54 e 90,63 respectivamente. Além disso, após recurso, a cidade conseguiu ser reposicionada em 12º lugar no ranking ambiental estadual. 

Na classificação geral do estado, São José do Rio Preto foi o primeiro colocado, com 97 pontos, seguido de Bragança Paulista, com 94,74.
De acordo a secretária Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andrea Struchel, manter-se na liderança das cidades com mais de 500 mil habitantes é um desafio, mas também uma oportunidade, porque aproxima as áreas e ações de interface.

"Há de se considerar também que a gestão ambiental continuada no escopo do planejamento estabelecido, quer na ação administrativa, quer na ação de campo, é imprescindível para que o município siga avançando na qualidade sustentável e ofertar, assim, aos seus habitantes, uma melhor qualidade de vida e um maior conforto urbano", ressalta Struchel. 

O PROGRAMA 

O Programa Município VerdeAzul, iniciado em 2007, premia os municípios com melhor desempenho, levando em conta diversos quesitos ambientais, com o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental no Estado de São Paulo.

Mais do ACidade ON