Aguarde...

cotidiano

Apaixonados por astronomia registram passagem do cometa Neowise

Grupo visitou o Pico das Galáxias para fazer imagens do cometa Neowise

| ACidadeON Campinas

Grupo visitou Pico das Cabras para registrar imagens do cometa Neowise (Foto: Leo Froes)

A presença do cometa Neowise, que pode ser visto a olho nu pela região de Campinas até o final de julho, tem feito os apaixonados por astronomia bater ponto em locais altos da cidade. Um grupo de fotógrafos visitou o Pico das Cabras nessa terça-feira (28) para fazer imagens do cometa.  

LEIA TAMBÉM 
Morador de Indaiatuba registra passagem do cometa Neowise


O tecnólogo Carlos Alexandre Bacci faz parte de um grupo que visita estes pontos para tentar fotografar as melhores imagens do cometa.

Segundo Bacci, o cometa tem se escondido do grupo. "Ele see escondeu bastante da gente", brincou. "Tentamos semana passada e o céu estava encoberto, com muita poluição luminosa".

Nessa terça, ele e o restante do grupo visitou o Pico das Cabras, no distrito de Joaquim Egídio, em uma nova tentativa de registrar o corpo celeste. Bacci explica que, como ele está alguns graus mais alto no horizonte do que semana passada, seria mais fácil fazer os registros.  



O arquiteto Fábio Locilento lembra de ver comentas desde pequeno. "Acompanhava com o binóculo, bem pequenininho", disse. "Agora a minha espectativa é bastante alta".

Depois de equipamentos a postos, o grupo esperou o início da noite e por volta das 19h já era possível fazer as primeiras imagens do cometa Neowise. "Foi uma janela boa de tempo e deu pra fazer coisas bem legais", explicou Bacci.

NEOWISE

O cometa Neowise foi descoberto em março pela Nasa e, até então, era visto apenas no hemisfério Norte. Segundo o astrônomo Júlio Lobo, do Observatório Municipal de Campinas, o corpo celeste vai estar visível até o dia 30 deste mês no céu da região.

Lobo também explica que é preciso estar em um local com o horizonte Noroeste limpo para uma boa visualização.

Mais do ACidade ON