Aguarde...

cotidiano

Novo leilão de Viracopos deve ocorrer no 3º trimestre de 2021

Data de relicitação do terminal de Campinas foi informada pelo Ministério da Infraestrutura; pasta disse também que ainda aguarda apresentação de estudos das empresas

| ACidadeON Campinas

Aeroporto Internacional de Viracopos (Foto: Denny Cesare/Código19)

O novo leilão do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, deve ocorrer somente no terceiro trimestre de 2021, segundo o Ministério da Infraestrutura. De acordo com o governo federal, o processo ainda está em andamento e a pasta aguarda "apresentação dos estudos por parte das empresas responsáveis".

Além disso, entre os próximos passos estão a entrega e seleção dos estudos e a abertura da Audiência Pública para debater a relicitação do terminal de Campinas.

O período foi definido pelo governo federal após a publicação da União para a relicitação do terminal, publicada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em decreto no Diário Oficial, no dia 17 de julho.

Na época, Bolsonaro qualificou o empreendimento no PPI (programa de Parcerias de Investimentos). Em nota divulgada pela Secretaria-Geral da Presidência na data, o governo afirma que o decreto assinado pelo presidente "pretende solucionar a crise financeira do terminal ao permitir seleção para novo contrato".

Esse processo todo ocorre após a concessionária Aeroportos Brasil, que administra atualmente Viracopos, entrar em um processo de recuperação judicial por conta de uma dívida de R$ 2,88 bilhões.

De acordo com o decreto do governo, o Ministério da Infraestrutura deve avaliar a viabilidade do processo e submeter ao conselho do PPI a avaliação no prazo de 90 dias.

Mais do ACidade ON