Aguarde...

cotidiano

Saúde programa atividades virtuais para celebrar Agosto Dourado

Programa Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável contará com mensagens em redes sociais, fórum, seminários e Hora do Mamaço

| ACidadeON Campinas

Confira a programação do Agosto Dourado em Campinas(Foto: Imagem ilustrativa
A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, programou uma série de atividades virtuais para celebrar o Agosto Dourado mês de conscientização sobre a importância do aleitamento materno.

O departamento destaca que, por meio de mensagens em redes sociais, fórum, seminários e "Hora do Mamaço", o programa "Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável" reforçará a ideia de que o leite materno é o alimento mais completo do mundo e, mesmo durante a pandemia, esse momento de cuidado entre a mamãe e o bebê é fundamental.

A abertura da programação local ocorre no dia 19 de agosto, a partir das 14h, quando será realizado o Fórum Virtual de Segurança Alimentar e Nutricional de Campinas Amamentação e Introdução Alimentar.

Entre os assuntos que serão discutidos estão "Impacto do aleitamento materno no desenvolvimento de doenças crônicas na infância e na adolescência"; "Estímulos e desestímulos ao aleitamento materno"; "Métodos de introdução alimentar prós e contras"; e "Aleitamento materno como eixo temático do Plano da Primeira Infância Campineira (PIC)".

Já a "Hora do Mamaço" é uma programação nacional, da qual Campinas faz parte. O evento teve início no dia 1º de agosto e se estende até o próximo dia 7. Par fazer parte das atividades, as interessadas devem acessar a programação no Facebook. Para ter as fotos publicadas na página oficial do evento, é necessário assinar um termo de autorização do uso da imagem.  

"O aleitamento materno proporciona uma vida mais saudável aos bebês, diminuindo o risco de doenças crônicas, alergias e infecções, além dos benefícios nutricionais e emocionais para as mulheres e seus filhos. Mesmo em tempos de Covid, a amamentação não deve parar", afirma Tânia Maria de Cássia Marcucci Oliveira, coordenadora da área técnica da criança e do adolescente da Secretaria Municipal de Saúde.

AÇÕES

Durante todo o mês, a programação do Agosto Dourado em Campinas inclui também a participação das unidades de saúde da rede municipal que trabalham o tema com suas equipes, profissionais e mães.

Este ano, devido à pandemia, além do atendimento normal das gestantes, puérperas e recém-nascidos nas unidades, as equipes dos Centros de Saúde estão enviando às pacientes mensagens via redes sociais com dicas e depoimentos sobre a importância do aleitamento materno. Agentes de saúde podem, ainda, visitar em casa as pacientes com dificuldades para amamentar, se for o caso.

No dia 27 de agosto, às 15h, o professor José Martins Filho é o convidado para encerrar a programação oficial, com uma live sobre "Amamentação para um Planeta Saudável". Os endereços de acesso à live serão divulgados na página .







Mais do ACidade ON