Aguarde...

cotidiano

Quinta-feira terá tempo seco e temperaturas chegam a 34ºC

Ontem (9) a Defesa Civil emitiu alerta para calor intenso e clima de deserto na região

| ACidadeON Campinas

Campinas está em estado de atenção por causa do tempo seco (Foto: Denny Cesare/ Código 19)

A quinta-feira (10) começou o dia com céu claro e calor em Campinas. Por volta das 6h40, a temperatura registrada era de 21ºC, índice que deve subir e chegar até 34ºC durante a tarde, contribuindo ainda mais para o tempo seco, registrado nas últimas semanas.

Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, a previsão para hoje é de predomínio de sol, com algumas nuvens aparecendo durante o dia e ventos de velocidade moderada.

A tendência para a sexta-feira é de predomínio de sol e temperaturas entre 21 e 35ºC.

CLIMA DESERTO


Ontem (9), a Defesa Civil Estadual emitiu um alerta nesta quarta-feira (9) para a possibilidade de calor intenso nos próximos dias na região de Campinas, com os termômetros podendo variar entre 35°C a 40°C até domingo (13). Segundo o órgão, ventos vindos do interior do continente, somados à ausência de nuvens e ao tempo seco, são responsáveis pela onda de calor.

Além disso, a Defesa diz que há condição para persistência de índices críticos da umidade relativa do ar, que podem ficar abaixo de 15% no período vespertino em praticamente todas as regionais do Estado. A umidade neste nível é equivalente a encontrada em regiões desérticas.

Ainda ontem, Campinas completou o sexto dia em estado de alerta por conta do tempo seco extremo (leia mais aqui).




Mais do ACidade ON