Aguarde...

cotidiano

Com 35°C, Campinas registra o dia mais quente do ano

Região sofre com impactos de tempo seco e calor intenso; no fim de semana temperatura deve ser ainda mais alta

| ACidadeON Campinas


Relógio marca 38°C em Campinas nesta quinta; temperatura indicada é mais alta porque equipamento é diferente do usado pela estação da Unicamp (Foto: Denny Cesare/Código19)
A temperatura em Campinas chegou aos 35°C na tarde desta quinta-feira (10), a mais alta do ano segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp. Até então, a temperatura mais alta havia sido registrada no dia 17 de janeiro, com 34,7°C.

A região sofre com a influência de uma forte massa de ar seco, que impede a formação de nebulosidade, e com o calor intenso com a proximidade da Primavera. Por enquanto, não há previsão de chuvas para os próximos dias.

Nesta quarta (9), a Defesa Civil do Estado emitiu um alerta de que as temperaturas podem chegar aos 40°C no fim de semana, com a umidade do ar abaixo dos 15%, similar a de regiões desérticas.

De acordo com a pesquisadora Ana Ávila, do Cepagri, a tendência é que nos próximos dias o clima tende a ficar ainda mais quente e por isso a população precisa seguir algumas recomendações, tais como tomar 2 litros de água por dia, modificar o ambiente com umidificadores, toalha molhada, bacias com água, e evitar atividades físicas entre 11h e 15h.

Mais do ACidade ON