Aguarde...

cotidiano

Cinemas de Campinas retomam sessões a partir desta quarta

Após autorização, primeiras salas devem voltar a funcionar hoje

| ACidadeON Campinas

Sala do Cinépolis no Shopping Galleria; rede volta as atividades na quinta (Foto: Divulgação)

Parte dos cinemas de Campinas irá retomar suas atividades a partir desta quarta-feira (16). O setor está liberado para funcionar desde o dia 4 de setembro, conforme prevê o decreto municipal publicado no último dia 2. Nesta fase de reabertura, só será permitida a entrada de 40% da capacidade total do local, com agendamento de hora e assentos marcados. 

Além disso, devido ao fato de que a indústria cinematográfica teve que adiar a maioria dos lançamentos deste ano, as redes aderiram ao festival "De Volta Para o Cinema", do movimento #JuntosPeloCinema, que oferecerá uma seleção de filmes de vários gêneros que já foram sucesso nas telinhas, como ET O Extraterrestre e De Volta Para o Futuro. 

"O cinema é atemporal e há filmes que merecem ser revistos na tela grande. O critério são filmes amados pelo público que o cinéfilo vai poder rever, e muitos terão a oportunidade de ver esses filmes pela primeira vez. Tudo isso até os novos filmes estrearem", destacou Raphael Frossard, da rede Moviecom. 

Desde a liberação, as redes que atendem aos complexos da cidade levaram quase duas semanas para anunciar a retomada. Conforme declarou o prefeito Jonas Donizette (PSB), a abertura das salas não ocorreu de imediatos porque as empresas avaliavam os prejuízos acarretados com a retomada, já que ainda há pouca procura de expectadores.  

"Eu já tinha autorizado, mas eles não retomaram por conta da composição e o custo. As ocupações estão muito baixas. Eles dizem que onde já reabriram está dando 8% de ocupação de público, e até tem sessão sem ninguém. Mas é o que falamos, é uma retomada que é aos poucos", declarou Jonas. 

A rede Moviecom, que atende as salas do shopping Unimart, anunciou nesta segunda que retomará o funcionamento a partir desta quarta-feira. Outra rede que também voltará essa semana é a Cinepólis, responsável pelos complexos do Galleria Shopping e do Campinas Shopping. Em ambos os lugares os cinemas serão reabertos nesta quinta-feira (17). 

No caso do Campinas Shopping, especificamente, o horário de funcionamento será de segunda a domingo, das 14h às 22h com a última sessão iniciando até as 20h30. 

O ACidade ON Campinas entrou em contato com os demais complexos da cidade, mas, até o fechamento desta matéria, não houve retorno por parte deles. 

MEDIDAS 

Para garantir a segurança dos frequentadores, o consumo de alimentos e bebidas não-alcoólicas nas salas de cinema só será permitido quando a pessoa já estiver sentada na poltrona reservada antecipadamente. Não será permitido o consumo nos espaços de venda e nem em pé, e o distanciamento entre os espectadores deverá ser de um raio de 1,5m.  

As poltronas das fileiras da frente, de trás e das laterais deverão permanecer desocupadas, e a exceção dessa regra só vale para pessoas do mesmo núcleo familiar ou que tenham comprado os ingressos juntas. Além disso, o uso de máscaras é obrigatório e só é permitida a retirada durante o consumo de alimentos e bebidas. 

Confira outros protocolos de atendimento: 

-Permitida entrada de 40% da capacidade total;
-Controle de fluxo de pessoas para adentrar e sair das salas do cinema;
-Agendamento de hora e assentos marcados;
-Ocupação dos assentos com 1,5m de distância;
-Higienização constante de todas as áreas;
-Disponibilização de álcool em gel em locais diversos;
-Recomendação do uso de cartões para pagamento e compras via internet;

Mais do ACidade ON