Aguarde...

cotidiano

Pelo 13º dia, Campinas está em estado de alerta por tempo seco

Umidade relativa do ar atingiu índice de 18,9% nesta quarta-feira (16); previsão de 2ª onda de calor extremo começa hoje

| ACidadeON Campinas

O viaduto do Laurão, em Campinas (Foto: Denny Cesare/Código19) 

Pelo 13º dia seguido, Campinas continua em estado de alerta devido a baixa umidade relativa do ar, que chegou à 18,9% às 14h40 desta quarta-feira (16). Além do tempo seco, começa hoje a previsão de 2ª onda de calor no Estado de São Paulo prevista pela Defesa Civil estadual.

Segundo órgão, a temperatura máxima pode chegar a 35°C, aliada à baixa umidade, trazendo de novo um clima "desértico" para Campinas.

Em relação ao dia de hoje, a Defesa Civil municipal informou o dado segundo a estação Ciiagro/IAC Campinas. É declarado estado de alerta quando a umidade relativa do ar está entre 12% e 20%. Por volta de 15h10, a temperatura estava em 32,8°C, segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp.

A Defesa Civil recomenda suprimir exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h, evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas. É necessário reforçar a hidratação corporal, com ingestão de água e líquidos leves, como sucos de frutas.

Mais do ACidade ON