Aguarde...

cotidiano

Modelo educacional da ONU leva diplomacia à rede pública da capital

Turmas do MONUEM-ERESP no 2º semestre começam em setembro

| ACidadeON Campinas

Modelo surgiu na Universidade de Harvard há mais de 40 anos (Foto: Divulgação) 

A partir do 28 de setembro, quatro escolas municipais da capital vão receber o Projeto MONUEM-ERESP (Modelo das Nações Unidas para o Ensino Médio). O programa, desenvolvido em escolas municipais, estaduais e ETECs, é realizado por meio de parcerias. Nas escolas municipais de São Paulo, essa parceria reúne o Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (ERESP), a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Relações Internacionais, com a implementação do Instituto Global Attitude

No total, a segunda edição do semestre contará com 16 encontros virtuais ou presenciais com duração de aproximadamente 1h30min ministrados pela equipe do Instituto Global Attitude, que é composta por monitores universitários e professor supervisor. Ao todo, são permitidos até 40 estudantes por turma.

Durante um semestre letivo, adolescentes de 14 a 18 anos têm a oportunidade de aprender sobre os SDGs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) das Nações Unidas, relações internacionais, além de desenvolver de forma prática habilidades de pesquisa, comunicação, responsabilidade, pensamento crítico, científico e criativo, argumentação, solução de conflitos, cooperação, entre outros.

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus ainda em níveis elevados, o projeto continuará sob o formato EAD (ensino a distância). Através de aulas com dinâmicas atrativas e sessões de debate, o conteúdo será transmitido por professores que abordam conceitos teóricos e exercícios práticos de maneira interativa.

Mais do ACidade ON