Aguarde...

cotidiano

Domingo segue nublado e com previsão de chuva

Domingo segue com bastante nebulosidade e chances de chuva durante todo o dia, segundo informa o Inpe

| ACidadeON Campinas

Tempo segue nublado e com chances de chuvas neste domingo (Foto: Denny Cesare/Código 19)

O domingo (20) continua com bastante nebulosidade e possibilidades de chuvas durante todo o dia, de acordo com a previsão do tempo. A temperatura mínima registrada hoje foi de 18ºC e a temperatura máxima não deve passar deve atingir os 27ºC.

A nebulosidade será maior durante o período da manhã, segundo informações do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O Instituto aponta ainda que há chances de chuvas localizadas, que poderão ser fortes e acompanhadas de trovoadas, a partir da tarde.

Para esta segunda (21), a previsão de nebulosidade e chuvas continua, mas com queda ainda maior na temperatura. De acordo o Inpe, a temperatura máxima para amanhã é de 20ºC, 7º a menos do que a máxima prevista para hoje.

CHUVA NEGRA

Há também a possibilidade do fenômeno da "chuva negra" nos próximos dias, conforme explicou o ACidade ON Campinas.

O fenômeno seria causado por conta da fuligem dos incêndios que atingem a região do Pantanal há mais de uma semana e que estão devastando boa parte de um dos principais biomas brasileiros.

Imagens obtidas pelo satélite do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), divulgadas na manhã da última sexta-feira (18), mostram que a fumaça vinda das queimadas está passando por São Paulo, após ser trazida por ventos fortes que são comuns nessa época do ano.

Apesar de não ter como afirmar, o meteorologista Bruno Bayni, do Cepagri, revela que há chances remotas da fumaça chegar à região de Campinas. "Há chances de ter algo nesse sentido, pois na medida em que a frente fria vai se aproximando, os ventos na porção inferior da troposfera até 1/1,5 Km/h vão adquirir orientação de noroeste, que vem da região do Pantanal. Mas isso, claro, se o vento não dispensar", explica.

Leia mais sobre o a possibilidade da "chuva negra" em Campinas neste link.

Mais do ACidade ON