Publicidade

cotidiano

Maioria dos candidatos a vereador em Campinas é homem, branco e casado

Um levantamento feito junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostrou o perfil dos candidatos ao cargo de vereador em Campinas

| ACidadeON Campinas -

O TSE informou que 932 pessoas concorrem a uma vaga no Legislativo (Foto: Divulgação/Câmara) 

 
A maioria dos 932 candidatos a vereador em Campinas é composta por homens, brancos e casados. Os dados foram retirados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Esta é a eleição com o maior número de candidatos disputando uma cadeira no Legislativo desde 1996, quando os números começaram a ser tabulados pelo tribunal.  
 
LEIA MAIS 
Deficientes e idosos crescem no eleitorado de 2020
 
Campanha começou no domingo com o maior número de candidatos à Prefeitura

Além disso, o número de candidatos a vereador também é recorde. Em 2016, que registrou o maior número até então, foram 818.

O elevado número de candidaturas é explicado pela mudança nas regras que passaram a valer a partir deste ano, e que impediram a formação de coligações para as candidaturas a vereador, obrigando os partidos a lançarem chapas próprias - a intenção foi evitar a eleição dos "puxadores de voto".  

Campinas segue como a segunda cidade do Estado, fora a capital, com maior número de pessoas aptas a votar. Perde para Guarulhos, com 872.880. Em novembro, os campineiros elegerão além do prefeito e vice, 33 vereadores - em 2016, a cidade reelegeu 23.

PERFIL

Segundo o TSE, serão 638 homens candidatos a vereador - o que representa 68,45% do total. O número de mulheres disputando o pleito é de 294 - um percentual de 31,55%. 

A legislação eleitoral determina que 30% dos concorrentes a vagas no Legislativo sejam mulheres.

Deste total de candidatos, 574 se declararam brancos (61,69%); 136 se declararam pretos (14,59%) e pardos são 215 concorrentes (23,07%). Outras duas pessoas disseram ser amarelas (0,75%).

A maioria dos candidatos e candidatas também se declarou casada. Segundo o TSE, este número é de 515 pessoas (55,26%). Outros 261 são solteiros (28%) e 23 são viúvos (2,47%).

A eleição do primeiro turno ocorre no dia 15 de novembro, enquanto o segundo turno ocorre no dia 29 de novembro.

NACIONAL

Algumas estatísticas dos candidatos em Campinas seguem na contramão do resto do Brasil. Pela primeira vez desde que o tribunal passou a coletar informações de raça, em 2014, os candidatos brancos não representam a maioria dos concorrentes às vagas eletivas.

Cerca de 215 mil candidatos são pardos e aproximadamente 57 mil são pretos. Juntos, pretos e pardos são considerados negros, segundo classificação utilizada pelo IBGE. Dessa forma, os negros representam 49,9% dos candidatos das eleições deste ano, enquanto os brancos são 47,8%.

Mais notícias


Publicidade