Aguarde...

cotidiano

"Podia ter sido grave", diz passageira que achou escorpião em ônibus

Mulher que gravou o vídeo que circula nas redes sociais diz que o animal foi visto no braço de uma idosa

| ACidadeON Campinas

Vídeo mostra animal no assento de ônibus (Foto: Reprodução de vídeo)

A passageira que encontrou um escorpião dentro de um ônibus urbano em Campinas na última sexta-feira (25) criticou a ação dos funcionários do transporte público com o caso. Segundo ela, o motorista do coletivo não ofereceu suporte enquanto o animal estava no veículo, e fiscais da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) foram avisados, mas não chegaram nem mesmo a olhar dentro do ônibus.

O caso aconteceu no começo da tarde da última sexta-feira, na linha 116, que liga o Terminal Ouro Verde ao shopping D. Pedro. Em entrevista ao ACidade ON, a mulher que gravou o vídeo relata que a sensação é que a empresa e o órgão da Prefeitura estão "tirando o corpo da reta", sem assumir a responsabilidade sobre o caso.

Segundo a cuidadora de idosos Simei de Andrade Francisco, o caso poderia ter sido ainda mais grave, visto que o animal chegou a subir no braço de uma passageira.

"Tinha uma senhora sentada no assento de idosos, e quando uma outra idosa pediu para passar, ela levantou, e ao fazer o movimento, viu o escorpião no braço. No momento ela deu um grito que assustou todos os passageiros. Achamos que ela tinha sido picada, e ela poderia ter sido. Se ela tivesse sido ferida o caso seria muito mais grave", afirmou Simei lembrando o desespero do momento.

De acordo com a cuidadora, após o animal cair no chão, os passageiros se reuniram para tentar pegá-lo. Quando ela conseguiu pisar em cima do escorpião, outra pessoa ofereceu um guardanapo para que ele fosse retirado do chão.

"Ele estava vivo, e a gente não conseguia pegar ele com o ônibus correndo, porque o motorista não parou, e nem quis ajudar. Eu tentei pegar e não consegui. Depois consegui pisar nele, e uma pessoa ofereceu um guardanapo e guardei em uma vasilha", contou.  

VEJA O VÍDEO GRAVADO PELA PASSAGEIRA:  



Segundo Simei, apesar do susto a senhora que encontrou o animal no braço não foi picada, e desceu em um ponto de ônibus seguinte. Ao chegar no terminal, a cuidadora afirma que procurou o fiscal da Emdec para relatar o caso, mas que no momento nada foi feito.

"Eu sai e de cara fui procurar o fiscal. Na hora ele perguntou para o motorista, que estava com pressa para seguir viagem, ele falou que não tinha sido nada. Depois disso o fiscal só falou que iria registra e avisar a direção, e não fez mais nada. Não entrou no ônibus, não pegou meus dados, não pegou o animal, nem nada" acrescentou.  

Ontem, a Emdec afirmou a reportagem que pediu esclarecimentos ao SetCamp (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas), responsável pela linha, e que investiga o caso. Já o sindicato declarou que tem conhecimento do vídeo mas ainda investiga o que aconteceu, com suspeita de que o inseto teria sido "colocado dentro do veículo para criar uma narrativa".

Segundo a passageira, a omissão em assumir a responsabilidade mostra ainda mais o descaso com os usuários do transporte coletivo na cidade. "Podem falar que é falso, inventado, mas têm testemunhas. Têm pessoas que estavam lá, eu gravei. Isso é uma forma de ocultar, de tirar o corpo da reta para não assumir a culpa", afirmou.   

Simei gravou um vídeo contando a versão dela da história e questionando o fiscal da Emdec. Confira:



Procurada novamente, a Emdec declarou que prossegue apurando as circunstâncias do fato e aplicará as medidas cabíveis, de acordo com as respectivas responsabilidades. A empresa responsável pela operação da linha foi acionada para prestar esclarecimentos sobre o caso.

"A Emdec reitera que todos os ônibus do sistema de transporte público coletivo municipal são devidamente e diariamente higienizados. Neste momento de contenção do avanço da pandemia pelo novo coronavírus isso ocorre mais de uma vez por dia", diz a nota.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON