Aguarde...

cotidiano

Fernando e Sorocaba lamentam incêndio em locomotiva usada em live

Locomotiva nº 9 foi usada pela dupla sertaneja como cenário para última transmissão de live; veículo pegou fogo ontem

| ACidadeON Campinas

Transmissão aconteceu no último dia 20 de setembro (Foto: Cadu Fernandes)
A dupla sertaneja Fernando e Sorocaba se pronunciou na manhã de hoje (1º) lamentando o incêndio que atingiu e danificou a Estação Carlos Gomes, em Campinas, e a locomotiva usada como cenário na última live dos cantores.  

Os cantores afirmaram ainda que devem criar uma mobilização para tentar reverter recursos para a ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), associação que cuida do local.

Em nota, a dupla declarou que a locomotiva 9 teria sido escolhida "a dedo" para a transmissão.  

"Acordamos com a triste notícia de que a Estação Carlos Gomes pegou fogo na última noite. A histórica estação foi cenário da nossa última live, que aconteceu no dia 20 de setembro. Inclusive, uma antiga locomotiva, a de número 9, do ano de 1912, que pra nós era a mais linda, foi escolhida para nos acompanhar durante nossa transmissão", lamentaram.   

LEIA TAMBÉM 
Fogo na Estação Carlos Gomes danificou locomotiva histórica 
Locomotiva nº 9 e Estação Carlos Gomes pegam fogo em Campinas 

Nas redes sociais, Sorocaba ainda postou um vídeo dizendo ter ficado triste com a notícia do incêndio.  

"Estava vendo as notícias e chegou uma informação muito triste. Quem acompanhou nossa última live, ela aconteceu na Estação Carlos Gomes, uma estação história que tem trens, locomotivas e vagões que recontam boa parte da história das ferrovias no Brasil e essa estação pegou fogo. [...] inclusive uma das locomotivas, a número 9 que era a mais linda, aquela 'antigona' de 1912 pegou fogo também", declarou. 

VEJA O VÍDEO 


Segundo Sorocaba, a dupla estuda ainda uma maneira de ajudar na restauração da estação. Em nota, a dupla afirmou que uma mobilização deve ser feita na próxima transmissão para que a população ajude e contribua para o processo de restauro. 

"Estamos estudando a melhor maneira de mobilizar a população na nossa próxima live, que vai acontecer no dia 18 de outubro, para que consigamos angariar recursos para a Associação dos Ferroviários da região de Campinas, para ajudar na restauração da estação, seus vagões e locomotivas, que contam boa parte da história das ferrovias do nosso país", diz a nota.  

A locomotiva 9 foi fabricada pela alemã Borsig em 1912 e pertenceu à Estrada de Ferro Araraquara. Na época, ela era usada para o transporte de gado e café. Depois, foi comprada pela Usina Amália e chegou a ficar exposta em praça pública. Ela voltou aos trilhos há cerca de 20 anos, e fazia parte do trajeto da Maria-Fumaça em Campinas.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON