Publicidade

cotidiano

Bolsonaro visita Campinas na quarta-feira em evento do Sirius

Presidente estará na cidade para cerimônia que deve lançar primeira estação de pesquisa emergencialmente usada para covid-19 no CNPEM

| ACidadeON Campinas -

 

Projeto Sirius, em Campinas (Foto: Divulgação/CNPEM)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve visitar Campinas na próxima quarta-feira (21), à tarde, para a cerimônia de abertura da Primeira Linha de Luz Sirius. O evento ainda não tem horário definido e também não foi confirmado oficialmente se o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, o acompanhará.

Em nota oficial, o presidente disse que participará da cerimônia no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, na Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000, no Polo II de Alta Tecnologia de Campinas, localizado no Bosque das Palmeiras.

O ACidade ON Campinas apurou que a visita de Bolsonaro ocorre devido à entrega oficial da primeira estação de pesquisa do Sirius, chamada de linha Manacá. Ela vem sendo usada de forma emergencial desde julho como apoio às pesquisas do novo coronavírus.

Segundo o LNLS (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron), que administra o Sirius, o laboratório está ajudando a elucidar a estrutura molecular dessas proteínas, permitindo a identificação também das moléculas que se ligam a essas proteínas e que podem dar origem a novos medicamentos contra a doença.

O laboratório e o Projeto Sirius são gerenciados pelo CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), uma organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência Tecnologia e Inovações.

Publicidade