Aguarde...

cotidiano

Dário Saadi e Rafa Zimbaldi disputam 2º turno em Campinas

Candidatos a prefeito que lideraram intenções de voto segundo pesquisas obtiveram maior número de votos neste domingo (15)

| ACidadeON Campinas

Dário Saadi e Rafa Zimbaldi se enfrentam no 2º turno em Campinas 

Dário Saadi (Republicanos) e Rafa Zimbaldi (PL) disputarão o segundo turno das eleições para a Prefeitura de Campinas. A nova votação será no dia 29 de novembro.

Neste domingo (15), os dois conquistaram as maiores fatias dos votos dos campineiros. Dário terminou com 121.932 mil votos (25,78% dos votos válidos) e Rafa, com 103.395 mil votos (21,86% do total).

A disputa pelo segundo lugar foi acirrada. Em alguns momentos, Pedro Tourinho (PT) apareceu em segundo, mas ele terminou mesmo em terceiro, com 96.905 mil votos (20,49% do total). Quem acompanhou a apuração diz que a disputa dos dois foi voto a voto até o final.

Artur Orsi (PSD) também seguiu as primeiras posições de perto. Ele terminou em quarto, com 79.076 mil votos (16,72% do total).

Uma falha no sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) atrasou a divulgação dos dados, deixando "represados" os votos já apurados. Estima-se que a Justiça tenha terminado de "ler" as urnas em Campinas por volta das 20h45, mas o resultado só foi divulgado às 23h45.

Veja a classificação final dos candidatos a prefeito de Campinas:

Dário Saadi (Republicanos) - 25,78%  
Rafa Zimbaldi (PL) - 21,86%  
Pedro Tourinho (PT) - 20,49%
Artur Orsi (PSD) - 16,72%
Wilson Matos (Patriota) - 3,20%
Delegada Teresinha (PTB) - 3,19%
Alessandra Ribeiro (PC do B) - 2,59%
Dr. Hélio (PDT) - 1,91%
Rogério Parada (PRTB) - 1,43%
André von Zuben (Cidadania) - 1,41%
Rogério Menezes (PV) - 1,16%
Prof Ahmed Tarique Agio (PMN) - 0,12%
Laura Leal (PSTU) - 0,11%
Edson Dorta (PCO) - 0,03%

OS CANDIDATOS

Dário Saadi é médico urologista, tem 57 anos e é formado pela PUC-Campinas. Ele já trabalhou no Hospital Municipal Mário Gatti, onde também ocupou o cargo de presidente. Foi eleito vereador por quatro mandatos e ocupou o posto de presidente da Câmara Municipal.

Dário também participou do governo Jonas Donizette (PSB) como secretário de Esportes até junho deste ano, e foi o candidato apoiado oficialmente pelo governo municipal.

O resultado das urnas confirmam a virada de Dário durante a corrida eleitoral.

Na primeira pesquisa de intenções de voto realizada pelo Ibope, no dia 5 de outubro, Dário era apenas o sexto colocado, com 6% das intenções de voto. Na segunda, dia 27, ele saltou para 22% e na última, neste sábado (14), aparecia com 23%.

Atual deputado estadual, Rafa Zimbaldi tem 39 anos e foi vereador em Campinas por quatro mandatos. O político foi ainda o mais votado na cidade nas eleições de 2016 e foi presidente do Legislativo por dois anos.

Até o começo do ano, a candidatura de Rafa era dada como certa para representar o governo Jonas. Mas houve uma ruptura e ele deixou o PSB, partido do prefeito, para viabilizar a candidatura própria pelo PL.

CAMPANHA

A campanha eleitoral dos candidatos nos segundo pode começar a partir das 17h desta segunda-feira (16), 24 horas depois do encerramento do primeiro turno. A propaganda eleitoral gratuita de rádio e TV começa na próxima sexta-feira (20) e vai até o dia 27, antevéspera da votação.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON