Aguarde...

cotidiano

Pela terceira vez, chuva forte danifica almoxarifado de Valinhos

O problema aconteceu pela primeira vez em 2017 e voltou a se repetir em 2018; apesar de inundação, remédios não foram perdidos, segundo Prefeitura

| ACidadeON Campinas

Chuva forte atingiu estoque de remédios de Valinhos pela terceira vez (Foto: Reprodução) 

*Esta matéria foi corrigida às 17h08 do dia 18 de novembro de 2020 

O almoxarifado da Saúde de Valinhos foi mais uma vez danificado pela forte chuva que caiu na cidade na noite de terça-feira (18). Parte dos remédios e insumos que são guardados no local quase foram jogados no lixo por conta do estrago (leia mais abaixo). Além disso, o problema já havia ocorrido duas vezes antes, sendo que a primeira vez foi em 2017 e a segunda, em 2018.

De acordo com a Prefeitura, o dano ocorreu por conta da chuva forte e de granizo que atingiu a cidade, o sistema de escoamento do prédio não suportou a vazão. Com isso, muitas salas do almoxarifado tiveram goteiras e inundações.  

Leia também: Defesa Civil alerta para chuva forte na região de Campinas  

Na manhã desta quarta-feira (18), alguns locais do prédio continuavam com poças de água. Segundo a Administração, um reparo foi feito em 2018, mas o excesso pluviométrico e a chuva de granizo de ontem causaram novos estragos no prédio. 



"A chuva deve ter ultrapassado o limite das calhas e por isso gotejamento", disse Jorge de Lucca, assessor especial de saúde de Valinhos. Agora, a Prefeitura está programando a substituição e alargamento de calhas para evitar que o problema se repita, segundo ele.

O assessor afirmou no começo da tarde que ainda não havia um balanço da perda de medicamentos e insumos, mas que o estrago foi menor do que o ocorrido em 2018. Esses remédios armazenados no almoxarifado são distribuídos para toda a rede de saúde de Valinhos. 

PREFEITURA 

Em nota oficial na tarde desta quarta-feira (18), a Prefeitura de Valinhos informou que realizou o balanço do estrago e que "não houve nenhuma perda de medicamentos". Segundo a Administração, os servidores públicos que estavam no prédio retiraram o material, realocando em outros espaços do almoxarifado.  

Ainda segundo a nota, duas salas do prédio da Secretaria de Saúde de Valinhos tiveram problemas com as fortes chuvas e houve entrada de água em alguns pontos das salas de Resíduos, destinada a materiais para descarte, e de Medicamentos.  

PRAZO 

Além disso, técnicos da Secretaria de Obras e Serviços Públicos estiveram no local nesta quarta-feira (18) para dar início à substituição de calha. Um estrutura com capacidade para suportar maior quantidade de água está sendo instalada.  Isso será feito quando parar de chover.

Também está previsto um estudo para avaliar outras alternativas para evitar imprevistos em períodos chuvosos. As entregas de medicamentos para as UBSs e UPA não foram afetadas. O almoxarifado fica R. Clóvis Beviláqua, 15, Jardim Bela Vista.



Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON