Aguarde...

cotidiano

Vacina contra covid-19 testada pela PUC tem reação leve em voluntários

Hospital também vai começar a testa em voluntários com mais de 60 anos

| ACidadeON Campinas

PUC fala sobre teste da vacina da covid-19. (Foto: Reprodução EPTV)
 

A PUC-Campinas divulgou na manhã desta sexta-feira (20) as informações sobre os primeiros voluntários que receberam os testes com a vacina da Johnson e Johnson contra a covid-19. A vacina que está sendo testada na PUC é uma das quatro que receberam autorização para testes de fase 3 (a última) no Brasil. De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), as outras são a de Oxford, a da Pfizer-BioNTech e a da Sinovac (Coronavac).

Hoje o hospital fez uma apresentação sobre os primeiros 200 testes feitos com voluntários da região há cerca de três semanas. E, segundo o levantamento, nenhum voluntário apresentou reações graves. As reações foram leves.

A intenção é vacina ao todo 1 mil voluntários em Campinas. A vacinação na fase de testes também será feita em voluntários com mais de 60 anos para poder entender a reação dessa vacina nessa parte da população que é mais vulnerável à covid-19. No mundo a vacina está sendo testada em 60 mil pessoas, no Brasil em sete mil.

Vale destacar que o teste dessa vacina foi pausado em outubro após um voluntário nos EUA apresentar uma "doença "inexplicada". Porém, ela foi liberada após confirmarem que a doença não estava ligada a vacina.

OS TESTES

"Hoje o centro completa a inclusão do paciente 200 que se voluntariou para os testes. Os poucos efeitos colaterais foram leves e que melhoraram ao longo de 24 horas", afirmou Danilo Villagelin, que é diretor do Centro de Pesquisa Hospital PUC.

Sobre o teste em idosos o diretor afirmou que no primeiro momento os pacientes acima de 60 anos não puderam ser incluídos nos testes. "Agora eles estão liberados. Existe um foco muito grande em nosso centro de pesquisas para vacinar essa faixa. O grande objetivo disso, nos sabemos que a população mais vulnerável é aquela acima de 60 anos, tanto para apresentar comorbidades como em termos também de mortalidade. Então os voluntários que desejarem participar da pesquisa podem se inscrever no site do hospital", afirmou.

Qualquer pessoa pode se cadastrar e o centro de pesquisa vai entrar em contato com o voluntário. Mais de quatro mil voluntários já se inscreveram. O hospital faz uma pré-avaliação dos candidatos. Para se cadastrar basta acessar o endereço: hospitalpuc0campinas.com.br


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON