
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), entregou nesta quarta-feira (23) mais três trechos do BRT (Bus Rapid Transit, transporte rápido por ônibus) e afirmou que 100% da parte operacional da obra viária está concluída.
LEIA MAIS
Emdec vai entregar BRT, mas obra só ficará completa em 2021
Deputada de Campinas, Valéria Bolsonaro é expulsa do PSL
O anúncio foi feito durante transmissão pelas redes sociais na tarde de hoje. Segundo o secretário de Transportes e presidente da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), Carlos José Barreiro, usar o termo 100% operacional significa que todos os trechos podem ser utilizados. Porém, a reportagem do ACidade ON constatou que isso não ocorre em todos os trechos como foi afirmado. A obra na Rua Piracicaba ainda segue inacabada.
"Como a licitação não ficou pronta a tempo, não há o sistema de BRT operando. Mas todos os quilômetros pavimentados estão prontos para ser utilizados pelos ônibus convencionais", afirmou.
Hoje foi anunciado a entrega do Corredor Perimetral, que liga os corredores Campo Grande e Ouro Verde. Os 4,1 km do Perimetral passam pelo leito do VLT, entre Vila Aurocan e Campos Elíseos e conta com quatro estações.
Na região do Vida Nova, foi entre um trecho entre a Rua Rene Descartes e o Terminal Vida Nova, com uma estação. No Campo Grande, o trecho vai do Terminal BRT Campo Grande e Terminal Itajaí e tem três estações.
As primeiras intervenções do BRT em Campinas começaram no final de 2017. A previsão inicial era que tudo estaria pronto no início de 2020, mas desde então a finalização da obra vem sofrendo sucessivos adiamentos.
"Vamos ter alguns trechos com estações e acabamentos, além de dois viadutos, que serão entregues em 2021", disse.

Quando estiver em operação total, os ônibus circularão em faixas exclusivas, separadas do trânsito comum, feitas em pavimento de concreto. Os usuários farão embarque e desembarque pelo lado esquerdo, com acessibilidade, no nível dos ônibus. Os veículos serão articulados, com ar-condicionado. A tarifa será paga antes de embarcar.
As linhas convencionais (alimentadoras) funcionarão integradas às do BRT. São três corredores: Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral, totalizando 37 estações, 6 terminais e 18 pontes/viadutos.
O Corredor Campo Grande começa no Terminal Mercado, passa próximo ao Terminal Rodoviário Ramos de Azevedo, depois segue pelo leito desativado do antigo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e segue pela Avenida John Boyd Dunlop a partir do Jardim Aurélia. Ele vai até o Terminal Itajaí, totalizando 17,9 km.
O Corredor Ouro Verde parte do Terminal Central e percorre as avenidas João Jorge, Amoreiras, Piracicaba, Ruy Rodriguez e Camucim até o Terminal Vida Nova, totalizando 14,6 km.
O Corredor Perimetral liga os corredores Campo Grande e Ouro Verde. Os 4,1 km do Perimetral passam pelo leito do VLT, entre Vila Aurocan e Campos Elíseos.
Ao todo são três corredores, totalizando 36,6 quilômetros, 18 pontes e viadutos, 36 estações e sete terminais.