Aguarde...

cotidiano

Vestibular 2021 da Unicamp começa nesta quarta com recorde de salas

Este ano, a Comissão dobrou o número de salas de prova, para garantir o distanciamento entre os candidatos

| ACidadeON Campinas

(Foto: Código 19/Arquivo) 

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) vai iniciar, nesta quarta-feira (6), a primeira fase do Vestibular 2021 para 77.655 candidatos, que irão concorrer a 3.237 vagas, em 69 cursos de graduação. 
 
LEIA MAIS 
Câmara de Campinas interdita salas por risco de desabamento
 
Após reforma, Museu de História Natural reabre nesta quarta-feira

Este ano, a Comissão dobrou o número de salas de prova, para garantir o distanciamento entre os candidatos. As salas passaram de 1.502 no Vestibular 2020 para 3.381 no Vestibular 2021.

Segundo a universidade, foram feitas ainda compras de 2 mil litros de álcool em gel e de 25 mil máscaras de proteção para os fiscais e profissionais de apoio na aplicação do exame.

Para evitar aglomeração, os candidatos foram divididos em dois grupos e farão as provas em dias diferentes. Hoje, dia 6 de janeiro, a Comvest irá utilizar 1.460 salas, para aplicar a prova a 34.024 candidatos aos cursos do segmento de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas.

Já amanhã, 7 de janeiro, serão utilizadas 1.921 salas para os 43.631 candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde. O tempo de prova também foi reduzido de cinco para quatro horas, com a diminuição de 90 para 72 questões na primeira fase.

HORÁRIOS

A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12h (horário de Brasília), já que o acesso aos locais de prova será permitido impreterivelmente até as 13h (horário de Brasília).

Orienta-se aos candidatos que chegarem com antecedência que não se aglomerem nos acessos e mantenham o distanciamento social de no mínimo 1,5 metro até a entrada nas salas de prova. É obrigatório o uso de máscara em todos os espaços.

Além de Campinas, a Comvest irá aplicar as provas da primeira fase do seu Vestibular em Araçatuba, Barueri, Bauru, Belo Horizonte, Botucatu, Bragança Paulista, Brasília, Curitiba, Fernandópolis, Fortaleza, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Salvador, Santa Bárbara DOeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

PRIMEIRA FASE

A prova da primeira fase é composta de 72 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira: 12 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 12 questões de Matemática, oito questões de História e oito questões de Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia), oito questões de Física, oito questões de Química, oito questões de Biologia e oito questões de Inglês. Cada questão tem quatro alternativas.

O QUE LEVAR

Os candidatos deverão levar álcool em gel e máscaras extras, em caso de necessidade de troca no decorrer da prova. Devem levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha.  

Será permitido o uso de régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios do tipo smartwatch, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar no chão, ao lado da carteira.

Está permitido: água, sucos, doces, uso de bermudas e vestimentas leves. Os candidatos poderão tomar água/sucos na sala e se alimentar, abaixando a máscara por um curto período de tempo e mantida a distância. 
 
Com informações do Comvest


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON