Aguarde...

cotidiano

1ª fase do vestibular da Fuvest teve abstenção de 13,2% dos candidatos

Em Campinas, 8.869 alunos se inscreveram para o exame e as provas foram aplicadas em oito locais

| ACidadeON Campinas

Movimentação de candidatos para a 1ª fase vestibular no campus da PUC-Campinas (Foto: Denny Cesare/Codigo19)
A prova da primeira fase do Vestibular Fuvest 2021, realizada na tarde do domingo (10) e que seleciona os ingressantes para a USP (Universidade de São Paulo), teve abstenção de 13,2% dos candidatos.  

De acordo com a coordenação do vestibular, eram esperados 130.678 participantes nesta primeira fase do exame, que contou com 90 questões objetivas baseadas no conteúdo programático do ensino médio. 

Mas 17.210 pessoas inscritas não compareceram nos locais de prova, um índice de abstenção de 13,2%, bem maior do que o registrado em 2020, de 7,9%.  
 
LEIA TAMBÉM 
Unicamp encerra 1ª fase com abstenção recorde desde 2003

O vestibular seleciona 8.242 vagas em 183 cursos da USP. Outras 2.905 cadeiras da graduação estão reservadas ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que preenche vagas nas universidades a partir das notas do Enem. 

Foram necessários 148 locais de prova espalhados por 35 cidades paulistas. Em Campinas, 8.869 alunos se inscreveram para o exame e as provas foram aplicadas em oito locais. 

A PROVA 

Antenada em novos comportamentos, a prova cobrou temas sobre o aplicativo TikTok, um meme do jogo Among Us e pandemia. 

Amparada em dados, uma questão abordou os efeitos da gripe espanhola, que se mostrou mais devastadora em bairros periféricos, com maior densidade demográfica e predomínio de cortiços em São Paulo no século 20. 

Abordagens sobre a desigualdade de gênero, o racismo e a associação entre o fascismo e a atuação de milícias no Brasil também apareceram.  

Além da caneta esferográfica azul, a máscara foi outro item obrigatório, e quem se recusasse a usá-la ao longo das cinco horas de prova seria desclassificado. 

"Em relação às medidas de biossegurança adotadas para a realização do vestibular, houve adesão dos candidatos e nenhuma ocorrência significativa", informou a organizadora da prova. 

Os gabaritos oficiais foram divulgados ainda na noite deste domingo. Os estudantes aprovados na primeira fase voltarão à segunda etapa da seleção entre os dias 21 e 22 de fevereiro. A primeira lista de aprovados será divulgada no dia 15 de março. (Com informações da FOLHAPRESS)


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON