Publicidade

cotidiano

Doria suspende fase vermelha e comércio pode reabrir aos fins de semana

Governo suspendeu restrições mais rígidas e com isso todos os setores voltam a funcionar aos sábados e domingos

| ACidadeON Campinas -

Comércio, shoppings e restaurantes voltam a poder funcionar de fim de semana (Foto: Karen Fontes/Código19)
O governo estadual anunciou nesta quarta-feira (3) a suspensão das restrições mais rígidas que colocavam todo o Estado de São Paulo na fase vermelha no plano de flexibilização da quarentena durante os fins de semana

Com a mudança, a região de Campinas passa a seguir somente as regras da fase laranja, liberando atendimento presencial em comércios e serviços não essenciais durante todo o fim de semana.

Apesar da mudança, durante a semana os estabelecimentos continuam com as restrições seguindo as regras da fase laranja, que também limitam o funcionamento até no máximo 20h. No caso de restaurantes, um decreto municipal permite a permanência de clientes até às 21h. Bares ainda continuam com funcionamento proibido. 

De acordo com o Estado, a suspensão das restrições foi tomada após a melhora dos indicadores de controle da pandemia em todas as regiões de São Paulo. A fase vermelha valeu no último final de semana e ainda valeria no próximo, sendo que a próxima reclassificação estava programada para o dia 8, mas foi adiantada. 

"Tivemos felizmente queda de números em leitos primários e secundários de UTI, o que nos permite suspender a decisão de fechamento já neste final de semana", afirmou o governador do Estado, João Doria. 

Doria citou uma diminuição de 11% no numero de internações nos leitos públicos e privados, mas ressaltou que as medidas não devem ser entendidas de forma errada. 

"Entendemos que com a melhora podemos permitir que as atividades de final de semana sejam retomadas. Isso porém não deve compreender falta de cuidado e de medidas de atenção para que as pessoas estejam protegidas", ressaltou. 

Segundo Doria, as medidas passam a valer a partir deste fim de semana. Vale lembrar que a fase laranja atual é mais "branda" permitindo o funcionamento de todos os setores exceto de bares. A capacidade de funcionamento é de 40% e limitação de 8h diárias em todos os setores, com funcionamento até às 20h.

VEJA AS REGRAS DA FASE LARANJA 

- Shoppings e comércio de rua - oito horas por dia até 20h e com 40% da capacidade; 

- Restaurantes - consumo no local apenas para clientes sentados, até 20h e com 40% da capacidade;  

- Bares: funcionamento proibido;  

- Salões de beleza - até 20h e com 40% da capacidade;  

- Academias - aulas individuais, com agendamento, até 20h e com 40% da capacidade;  

- Atividades culturais e eventos - público sentado, com distanciamento, controle de acesso e hora marcada, até 20h, com 40% da capacidade.  

- Setores de serviço: funcionamento por oito horas diárias, com 40% da capacidade e funcionamento até as 20h;  

- Venda de bebidas alcoólicas: Após as 6h e até as 20h;

Publicidade