
Os moradores que precisavam agendar a retirada de remédios na Farmácia de Alto Custo, no bairro Ponte Preta, em Campinas, enfrentaram uma grande fila na manhã desta sexta-feira (26).
Segundo eles, a fila se formou porque o agendamento via aplicativo para atendimento na unidade não estava disponível. Dessa forma, aqueles que não conseguiram agendar a retirada de remédios precisaram ir presencialmente até a farmácia, causando fila e aglomerações.
"A fila estava imensa, estava dando volta no quarteirão", contou a moradora Wanessa Brandão, em vídeo enviado à EPTV Campinas.
O aplicativo citado pelos usuários disponibiliza informações sobre a oferta de remédios, agendamentos de data e hora de retirada de medicamentos, e reagendamentos, se necessário. Ainda permite o agendamento da renovação do pedido da medicação.
O QUE DIZ O ESTADO
Procurada, a secretaria estadual de Saúde informou que a Farmácia de Medicamentos Excepcionais de Campinas não registrou reclamações de pacientes sobre o aplicativo "Remédio Agora", que é que a ferramenta criada justamente para otimizar a rotina dos cidadãos e evitar aglomerações na unidade.
"Em média, o uso desse app reduz em 25% o número de pessoas dentro de cada farmácia. Além disso, os agendamentos também diminuem o tempo de espera", disse.
A pasta disse ainda que, além da farmácia, Campinas conta com um funcionário que fica à disposição dos pacientes para fazer seus agendamentos, caso eles precisem de qualquer ajuda.