Publicidade

cotidiano

Campinas entra em estado de atenção após chuvas intensas

Chuva de ontem causou diversos alagamentos na cidade; acumulado atual é de 116,8 milímetros nas últimas 72 horas

| ACidadeON Campinas -

Chuva causou alagamento no Jardim Samambaia, em Campinas (Foto: Reprodução de vídeo/Kamila Oliveira)
Enfrentando chuvas intensas nos últimos dias e ainda com previsão novos temporais, Campinas entrou hoje (27) em estado de atenção, segundo o boletim divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. 

De acordo com o órgão, a cidade registra ao todo 116,8 milímetros acumulados das últimas 72 horas. A medição foi feita no pluviômetro do córrego Serafim. 

Além de Campinas, Artur Nogueira, e Pedreira também foram colocadas em alerta. Artur Nogueira acumula 158 milímetros de chuvas nas últimas 72 horas, e Pedreira 96 mm. As demais cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) ainda permanecem o estado de observação - alerta menos grave da Defesa Civil.  

A CHUVA 

Ontem (26) as chuvas que atingiram a cidade causaram diversos alagamentos e quedas de árvore. Segundo a Prefeitura, a chuva do fim da tarde marcou o maior índice pluviométrico da semana em Campinas. 

Em cerca de 1h20 de duração da chuva, a Defesa Civil de Campinas registrou o maior índice de chuvas na Avenida Orosimbo Maia, com 59,2 mm até as 19h30. Na região central da cidade, em média, foram 36,4 mm de chuva. No Centro e no Cambuí houve granizo. 

Ao todo, a Defesa Civil de Campinas foi acionada para 12 ocorrências causadas por estragos da chuva. Durante a tarde o órgão emitiu um alerta para condições para chuvas fortes e volumosas, com momentos de tempestades severas.

Em Campinas, a Defesa Civil prossegue com o monitoramento e solicita à população que acione o serviço pelo telefone 199 em casos de ocorrências.

A população pode se cadastrar para receber de avisos da Defesa Civil sobre alertas de risco de desastres naturais direto no celular, gratuitamente, por mensagem de texto. Basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 colocando o CEP no assunto. Vale ressaltar que a pessoa deverá mandar um SMS para cada CEP que deseja cadastrar, que pode ser mais de um.
 


Mais notícias


Publicidade