Aguarde...

cotidiano

Prefeitura de Campinas anuncia reabertura da Botica da Família ainda sem data

Após três anos do fechamento da farmácia de manipulação municipal, Prefeitura prevê reabrir serviço no Centro de Saúde Boa Vista

| ACidadeON Campinas

Antiga Botica da Família na Ciatec (Foto: Fernanda Sunega/PMC/Arquivo) 

Três anos após o fechamento da Botica da Família, a Prefeitura de Campinas decidiu reabrir a farmácia de manipulação municipal. Apesar do anúncio, não há prazo definido para isso. Apenas o local foi determinado: o Centro de Saúde Boa Vista, na Vila Boa Vista. O serviço foi fechado em abril de 2018, na época de forma "temporária".

O fechamento ocorreu após o contrato de aluguel da farmácia em um prédio na sede da Ciatec (Companhia de Desenvolvimento do Pólo de Alta Tecnologia de Campinas) ser encerrado. Durante o funcionamento, a Botica atendia mais de 10 mil pessoas em Campinas.

A farmácia produzia medicamentos fitoterápicos e era um projeto pioneiro, criado em 2004. A Botica era responsável pela produção de mais de 1,3 mil unidades de medicamentos fitoterápicos por semana e atendia os 64 CSs (Centros de Saúde) de Campinas.

REABERTURA

Sobre a reabertura, a Prefeitura explicou que o projeto arquitetônico já foi concluído pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e está em fase de aprovação sanitária. O local deverá passar por obras de adequação e ainda não é possível passar o prazo para a reativação do serviço.

Atualmente, a oferta de fitoterápicos tem sido garantida com um contrato para a aquisição de medicamentos, entre eles cremes e géis para uso em curativos realizados pelas Unidades de Saúde.

Em 2020, a partir vigência do contrato, em novembro, foram distribuídos 2.377 frascos de medicamentos fitoterápicos à população de Campinas. Neste ano, o valor do contrato com a empresa fornecedora dos fitoterápicos é de R$ 232 mil. De janeiro até o momento foram distribuídos 1.072 frascos de remédios fitoterápicos.



Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON