Aguarde...

cotidiano

Hemocentro da Unicamp pede doação de plasma convalescente

Até esta quinta-feira (29), unidade havia coletado 60 bolsas; material pode ajudar no tratamento de pessoas infectadas pela covid-19

| ACidadeON Campinas

 

Homecentro da Unicamp (Foto: Denny Cesare/Código19)

O Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) está pedindo a doação de plasma convalescente, que pode ser doado por pessoas que já tiveram coronavírus com objetivo de auxiliar pacientes contaminados. Até esta quinta-feira (29), a unidade havia coletado 60 bolsas. 

Segundo o hemocentro, no momento o estoque é considerado satisfatório para manter a demanda da região, mas as doações devem continuar. Todo o material fica armazenado na própria unidade. 

O local é listado como um dos pontos de coleta de São Paulo, e integra a campanha criada pelo Governo do Estado. Ela é coordenada pelo Instituto Butantan, para garantir o tratamento de pacientes de covid-19 por meio da transfusão do plasma (leia mais aqui).  

De acordo com especialistas, quando uma pessoa contrai um vírus como o covid-19, seu sistema imunológico cria anticorpos para combater o vírus. Esses anticorpos são encontrados no plasma, que é a parte líquida do sangue. O plasma com esses anticorpos de combate à infecção é chamado de "plasma convalescente".  

Ao todo são quatro postos de coleta na região, que recebem doações desde semana passada (veja a lista abaixo). Para a doação, é necessário realizar o agendamento (clique aqui). 

De acordo com o Hemocentro, além de precisar ter se contaminado pela doença e estar curado há mais de 30 dias, os critérios são os mesmos adotados para uma doação de sangue comum.   

ONDE DOAR? 

- Hemocentro Unicamp 
Segunda a Sábado - das 07:30 as 15:00 ( Inclusive Feriados ) 
R. Carlos Chagas, 480 - Cidade Universitária, Campinas - SP  

- Hospital Municipal Dr. Mário Gatti
Segundo a Sábado - das 07:30 as 15:00 ( Inclusive Feriados )
Av. Pref. Faria Lima, 340 - Parque Italia, Campinas - SP, 13036-902   

- Hospital Estadual de Sumaré
Segundo a Sábado - das 07:30 as 12:00
Av. da Amizade, 2400 Jardim Bela Vista
Sumaré SP  

- Hemonúcleo de Piracicaba
Segunda a Sexta - das 07:30 as 13:00
Rua Silva Jardim, 1700 (Antigo prédio do Saúde Inteligente, dentro do complexo da santa casa)
Piracicaba SP


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON