Aguarde...

cotidiano

Moradores reclamam de lotação nas linhas 386 e 108 de Campinas

Sem espaço, passageiros seguem viagem em pé e sem ter condições de respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 metro

| ACidadeON Campinas

 

Moradores seguiram viagem em pé (Crédito: Adriele da Costa Freire)

Desde que foram anunciadas as medidas de restrições para o combate do coronavírus em Campinas, usuários do transporte público reclamam da superlotação nos ônibus. Na manhã desta sexta-feira (30), as queixas dos passageiros foram nas linhas 386 (Rodoviária/Cambuí) e 108 (Terminal Ouro Verde/Jardim Aeronave). 

Em vídeo enviado à EPTV Campinas, uma das usuárias conta que, devido à aglomeração, o ônibus da linha 386 não parou em um dos pontos localizados no bairro Cambuí, fazendo com que passageiros que aguardavam no ponto perdessem o transporte. 

Na linha 108, outra moradora relata aglomeração registrada às 5h30 desta manhã, no transporte que sai do bairro Aeronave I, sentido Terminal Ouro Verde. Os passageiros precisaram fazer a viagem em pé e sem ter condições de respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 metro. 

Segundo os usuários, um dos motivos para a linha 108 estar sempre lotada, é que a 110 (Terminal Ouro Verde/Jardim Adhemar de Barros), que atendia os moradores do Jardim Esplanada, foi retirada de circulação. 

O QUE DIZ A EMDEC 

Procurada, a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) disse que a frequente alternância de fases do plano de enfrentamento da pandemia impacta na demanda e variação de usuários do sistema de transporte público coletivo, o que exige acompanhamento e alterações constantes na programação das linhas (frota e horários). 

Disse ainda que segue fazendo o monitoramento diariamente nos pontos de embarque/desembarque na região central e terminais urbanos, para os ajustes e alterações necessários 

Em relação à operação da linha 386 Rodoviária / Cambuí, a Emdec informou que registrou viagens com maior demanda e já definiu o aumento da frota de ônibus que atende essa linha, a partir da próxima segunda-feira (3). 

Informou ainda que, pelo fato das linhas 108 e 110 realizarem o mesmo itinerário, em sentido circular contrário, a linha 110 foi desativada temporariamente, permanecendo a linha 108 em circulação, que, segundo a empresa, não apresentava sobrecarga de passageiros, mas que diante da denúncia avalia a reativação da linha 110.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON