Publicidade

cotidiano

Após onda de frio, vento forte faz sensação térmica despencar em Campinas

Dados apontam que sensação térmica chegou a ser menos da metade em alguns momentos por conta de vento na cidade

| ACidadeON Campinas -

Sensação térmica tem despencado por causa de ventos (Foto: Denny Cesare/Código19)
Após a passagem de uma massa de ar de origem polar que atingiu toda a região de Campinas no final de julho, ventos fortes fazem despencar a sensação térmica na cidade em agosto.  

Segundo dados da Somar Meteorologia, ontem (3) por volta das 20h, o vento era de 31 km/h. Com a temperatura em 14°C, a sensação térmica ficou em 6,5°C, ou seja, metade da temperatura. Já às 22h, a temperatura era de 12°C - mas, com o vento de 25 km/h, a sensação térmica ficou em 4,8°C.

De acordo com os meteorologistas, isso ocorre porque um sistema de baixa pressão sobre o oceano proporciona ventos de intensidade moderada. O sistema traz o ar frio do oceano para a região, que registrou nesses dias sensação térmicas bem baixas.

NESTA QUARTA-FEIRA 

Nesta quarta-feira (4), às 5h, com vento de 27km/h e temperatura de 12°C, a sensação foi de 4,4°C. Já às 9h, com vento de 32 km/h e temperatura de 15°C a sensação ficou em 7,6°C. 

De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, o aeroporto de Viracopos chegou a registrar rajadas de 52 km/h às 9h de hoje, e os ventos fortes devem permanecer assim ao longo de todo o dia, sendo atenuados amanhã. 

AGOSTO GELADO 

O ar frio deve predominar neste mês de agosto, com três frentes frias previstas. De acordo com os meteorologistas o, a primeira frente fria deve ser registrada por volta do dia 5 (amanhã). Já a segunda acontece na segunda quinzena, por volta do dia 18 e a terceira na última semana do mês. 

De acordo com os indicativos, ainda não há previsão de uma massa de ar frio mais intensa do que a de julho. No entanto, o frio vai ser mais duradouro. 

"Por conta do avanço dessas massas de ar frio, agosto vai ser mais frio do que o normal em todo o estado de São Paulo. O ar frio vai predominar neste mês de agosto e a sensação vai ser de frio que não passa", apontou a previsão do ClimaTempo. 

PRÓXIMOS DIAS 

Segundo o Cepagri, a partir de amanhã, os ventos ficam menos intensos ao longo do dia, mas mantém intensidade moderada e rajadas ocasionais entre o entardecer e o início da noite. 

A temperatura mínima registrada hoje foi de 12°C e a máxima está prevista em 21°C. Para a quinta-feira, as temperaturas previstas ficam entre 12 e 24°C, e para a sexta-feira, entre 13 e 25°C. No fim de semana as máximas podem ser um pouco mais altas.

Publicidade