Publicidade

cotidiano

Projeto oferece exames de mamografia gratuitos em Hortolândia

Equipe de saúde vai examinar cerca de 60 mulheres por dia; veja como fazer o exame

| ACidadeON Campinas -

 

Hortolândia oferece exames de mamografia em mulheres do município (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campinas)

A Prefeitura de Hortolândia começou nesse domingo e segue até a próxima quinta-feira (23) a agilizar exames de mamografia em mulheres na cidade. O exame, gratuito, faz o rastreamento do câncer de mama e colabora para o diagnóstico precoce da doença.

Segundo a secretaria de Saúde, a ação vai examinar cerca de 300 mulheres da cidade que já possuem a solicitação médica para o rastreamento do câncer de mama. O projeto teve início ontem e a equipe de saúde ficará disponível numa carreta, até quinta-feira (23), estacionada na Rua Emily Cristiene Giovanini, no Parque Santo André, próximo das instalações do CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação).

A via ficará fechada para o trânsito e serão examinadas cerca de 60 mulheres por dia.

Segundo a secretária de Saúde, Fátima Gomes, as mulheres que já apresentaram a solicitação médica na rede municipal de saúde e aguardam o agendamento do exame, serão convocadas individualmente.

Os laudos dos exames serão entregues para as pacientes por e-mail, com cópia direcionada à Secretaria de Saúde. Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeita de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS (Sistema Único de Saúde) para realizar exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada caso.

Mais notícias


Publicidade