Publicidade

cotidiano

Defesa Civil emite alerta para chuvas fortes na região neste fim de semana

Preocupação é que um grande volume de água caia em um curto espaço de tempo, aumentando o risco de áreas vulneráveis

| ACidadeON Campinas -

 

Defesa Civil emite alerta de risco meteorológico na região de Campinas para o fim de semana de feriado prolongado (Foto: Denny Cesare)

 

A Defesa Civil do Estado emitiu nesta sexta-feira (8) um alerta de risco meteorológico na região de Campinas para o fim de semana de feriado prolongado. Segundo o órgão, novas instabilidades avançam no Estado entre o sábado (9) e a segunda-feira (11), provocando condições para chuvas fortes, seguidas por raios e ventos.

Não são esperados grandes acumulados de chuva nas próximas 72 horas. No entanto, a preocupação, segundo a Defesa Civil, é que um grande volume de água caia em um curto espaço de tempo, aumentando o risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

COMO VAI FICAR O TEMPO?

Na região de Campinas, a sexta-feira amanheceu com temperaturas em torno de 16ºC e não deve chover até o fim do dia.
A partir da noite de sábado (9), no entanto, a nebulosidade deve aumentar ao longo do dia intensificando as chances de chuvas, segundo dados do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp.

"Amanhã ainda deve amanhecer com sol, mas ao longo do dia a nebulosidade vai aumentando e as chances de chuvas também. Teremos muitas chuvas entre domingo e segunda-feira", disse Bruno Bainy, meteorologista do Cepagri.  

FIM DE SEMANA

No sábado (9), o dia ainda deve amanhecer com poucas nuvens e temperaturas entre 17ºC e 27ºC. As nuvens aumentam ao longo do dia junto com a possibilidade de chuva.  

No domingo (10), o céu fica encoberto de nuvens, e traz chuvas persistentes ou recorrentes durante o dia. A amplitude térmica é pequena, e as temperaturas devem se manter entre 18ºC e 21ºC. 

As condições do domingo devem se repetir na segunda-feira (11), podendo se estender até terça-feira (12).

Ainda segundo o Cepagri, durante esses dias, não há fortes indícios de temporais, mas as chuvas devem ser fortes e podem causar alguns transtornos.

De acordo com Bainy, há um grau moderado de incerteza com relação aos acumulados de chuva, sendo esperados ao menos volumes em torno de 30 milímetros. Essa leva de chuvas recorrentes ou persistentes são esperadas em todo o Estado de São Paulo até pelo menos terça-feira. 

"Esperamos volumes generosos de chuvas e com céus bem encobertos", afirma o meteorologista.

 *Com supervisão de Bárbara Gasparelo

Mais notícias


Publicidade