
De acordo com o balanço feito a partir de informações divulgadas pelas prefeituras, três cidades já registram 100% de ocupação em hotéis e pousadas, dado que animou os empresários do setor na região. Dentre as áreas que mais sofreram com as restrições impostas pela pandemia está a hotelaria e a hospedagem. Confira os detalhes por cidade abaixo.
*Águas de Lindoia: 80% de ocupação na cidade / 95% nos hotéis da zona rural;
*Amparo: 60%;
*Holambra: 100%;
*Jaguariúna: 98%;
*Lindoia: aproximado de 100%;
*Monte Alegre do Sul: 70%;
*Pedreira: 45%;
*Serra Negra: 80%;
*Socorro: 100%.
Apesar da situação pandêmica continuar, o avanço da vacinação e a queda no número de mortes e internações em decorrência da doença são responsáveis por esta retomada do turismo para a região conhecida por atividades de aventura e em contato com a natureza.
Para o empresário Bruno Zanon, dono de um hotel em Águas de Lindoia com 95% de ocupação, a alta do dólar influenciou na saída de brasileiros para outros países e auxiliaram na procura de destinos para o Circuito das Águas. Apesar da alta demanda, Zanon salienta a importância das medidas de segurança sanitária para conter o novo coronavírus.
"Alguns hotéis estão exigindo sim [carteira de vacinação aos hóspedes], porém, nem todos estão fazendo esse tipo de trabalho, mas todos estão seguindo os protocolos que são exigidos pela Vigilância Sanitária. Uso de máscara, álcool em gel, medição de temperatura, luva no buffet na hora do auto-serviço", afirma o empresário.