Publicidade

cotidiano

Defesa Civil emite novo alerta de chuvas fortes na região de Campinas

De acordo com a Defesa Civil, há previsão para acumulados de 70 mm de chuva em Campinas nas próximas 72 horas

| ACidadeON Campinas -

 

Defesa Civil alerta para acumulados altos de chuva na região (Foto: Luciano Claudino/Código19)

 
A Defesa Civil do Estado emitiu nesta quinta-feira (14) um alerta de risco meteorológico na região de Campinas a partir de amanhã (15). Segundo o órgão, novas instabilidades irão avançar no Estado, provocando condições para chuvas fortes, contínuas e volumosas, seguidas por raios, ventos e granizo.  

O alerta inclui cidades da região de Campinas e Sorocaba e prevê a condição de risco até a próxima terça-feira (19). De acordo com a Defesa Civil, há previsão para acumulados de 70 mm de chuva em Campinas nas próximas 72 horas. 

No aviso, o órgão ressalta a importância de atenção especial as áreas mais vulneráveis, citando risco de deslizamentos,
desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.
 

PREVISÃO   

Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, a partir da tarde de hoje, e principalmente entre o entardecer e o início da noite, nuvens profundas devem se formar e há chances de pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. 

"A previsão para a sexta-feira é céu parcialmente nublado pela manhã e pancadas de chuva a partir da tarde. A aproximação de uma frente fria reforça áreas de instabilidade na região e proporciona a formação de nuvens profundas, com potencial para formação de tempestades isoladas", diz a previsão do Centro. Entretanto, na análise dos meteorologista, não há indicativos de severidade para essas tempestades. 

As temperaturas na sexta-feira estão previstas entre 20 e 27ºC. Entre a noite de sexta-feira e o sábado, a passagem da frente fria deverá causar chuvas mais generalizadas na região, que deverão ser recorrentes ou persistentes.

Mais notícias


Publicidade