Publicidade

cotidiano

Vídeo: câmera flagra onça andando pela Ceasa, em Campinas

Animal foi filmado andando pelo local na madrugada desta quinta; funcionários relataram medo em trabalhar por não saber se o animal havia sido capturado

| ACidadeON Campinas -

 

Onça foi flagrada andando pelo Ceasa durante a madrugada (Foto: Reprodução)

Câmeras de segurança flagraram uma onça parda andando pela Ceasa (Central de Abastecimento de Campinas) na madrugada desta quinta-feira (21). O animal percorreu corredores e foi visto na entrada de uma agência bancária.  

Durante a manhã, funcionários da Ceasa relataram medo em trabalhar por não saber se o animal havia sido capturado.

Nas imagens gravadas, é possível ver a onça andando calmamente por corredores e escadas. O animal chega a olhar para dentro do banco, diante da porta de entrada.

A Ceasa fica próxima da Mata Santa Genebra, ambiente natural do animal. A suspeita é que o felino tenha saído da mata provavelmente para buscar alimento. 


 

Em nota, a Ceasa confirmou o que chamou de 'visita ilustre e inusitada'. Segundo a Central, o felino veio dos fundos, na divisa da Ceasa com a Mata Santa Genebra, subiu até o prédio administrativo, circulou pela agência bancária, e retornou para a Mata.

"As imagens da visita da onça forma flagradas pelas câmeras do circuito de segurança da autarquia, por volta das 2h . As instalações da Ceasa ficam coladas a um fragmento da Mata Santa Genebra", disse a Ceasa.

Segundo o biólogo responsável pela restauração florestal dos hectares que margeiam a Ceasa, Cristiano Marques, provavelmente a onça seja um filhote em busca de novos territórios.

"A área da mata é uma área muito grande, rica em fauna e flora, mas é ilha, com poucos fragmentos. Existe um controle da fauna com monitoramento, e sabemos que há uma fêmea na mata, com três filhotes. O animal que estava na Ceasa provavelmente veio da mata ou do fragmento da mata e deveria estar perdido. Provavelmente é filhote macho, que faz procura de novos territórios", explicou.

Segundo Marques, o crescimento urbano e a falta de espaços nativos fazem os animais silvestres procurarem por novos territórios.

"Outro fator é a pressão o crescimento urbano. Esses animais ficam isolados em ilhas e, como a população está crescendo, faz esses animais procurarem novos territórios e isso é um problema", disse.

RECORRENTE

Na última segunda-feira (18), uma onça foi encontrada dentro do box de um banheiro em uma residência na cidade de São Pedro, na região de Piracicaba. Ela foi capturada e devolvida à natureza.

Mais notícias


Publicidade