Publicidade

cotidiano

Na pandemia, matrículas no EJA em Campinas caem 22,9%

Redução na entrada de alunos seria por causa da falta de estímulo provocada por dificuldades econômicas, segundo especialista

| ACidadeON Campinas -

 

Alunos do EJA estadual (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)

 

A quantidade de matrículas nas escolas estaduais que oferecem a modalidade EJA (Ensino de Jovens e Adultos) em Campinas registrou queda durante a pandemia de covid-19.

Um levantamento do Estado mostrou que de 2020 para 2021, a quantidade de alunos interessados no EJA estadual em Campinas caiu 22,93%. Uma redução de 6.358 matriculados em 2020 para 4.900 matriculados em 2021.

Quando se compara o período antes da pandemia, a redução é ainda maior. Em 2019, foram 6.764 matriculados e em 2021, foram 4.900. A redução neste período foi de 27,55%.

"Eu tive que voltar... na nossa época de juventude acabamos não tendo a maturidade necessária para tomar a decisão certa na vida", disse o aluno Wellington Rodrigo.

"Depois que cresce é que vemos o que perdeu. Até para procurar emprego... Tudo isso precisa do Ensino Médio", disse a aluna e cuidadora Camila Coelho.

PANDEMIA

Segundo o especialista em Educação Waldecy Floriano, essa redução na entrada de alunos é por causa da falta de estímulo provocada pelas dificuldades econômicas. São pessoas que geralmente têm que trabalhar para sustentar as suas casas.

Na pandemia, muitos perderam o emprego e acabaram deixando o ensino de lado por causa da preocupação de levantar renda para o dia a dia de casa.

"Uma das questões da pandemia é a falta de interação social. Com o distanciamento social, a escola deixou de ser um ambiente interessante, principalmente para os adultos. Outro motivo é a falta de habilidade que os alunos do EJA possuem para usar equipamentos tecnológicos", disse.

Ele afirmou ainda que muitos não possuem computador, celular e acesso à internet. "Um terceiro e quarto fatores que podemos citar é a vulnerabilidade financeira e a questão psicológica, como a perda de familiares e o medo de pegar covid-19".

MATRÍCULAS

As matrículas no EJA do estado podem ser feitas em qualquer momento, em qualquer escola estadual. Cada módulo do ensino regular é realizado dentro de seis meses. Telefones para dúvidas: 3741-4112 e 3772-2792.

Vale lembrar que as escolas estaduais oferecem o EJA de conclusão do ensino médio. Para conclusão do ensino fundamental a responsabilidade é da Prefeitura. (Com informações da EPTV Campinas)

Mais notícias


Publicidade