Publicidade

cotidiano

Mário Gatti, em Campinas, adia cirurgias por falta de estoque de sangue

Outros procedimentos podem ser adiados caso banco de sangue não se normalize; veja como doar

| ACidadeON Campinas -

Doação de sangue está em baixa em Campinas (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti adiou duas cirurgias vasculares e poderá adiar outros procedimentos se os estoques de sangue não se estabilizarem. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (28) pela Prefeitura de Campinas.

De acordo com a Administração, os adiamentos ocorreram ontem. Na quarta-feira (26), o Hemocentro, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), emitiu alerta de estado crítico do banco de sangue e informou que isso poderia afetar os procedimentos realizados.

Hoje, o Mário Gatti informou que o Hemocentro enviou um comunicado oficial sugerindo a suspensão de de procedimentos que não sejam emergenciais.

Hoje, o Hemocentro está com estoques críticos dos tipos sanguíneos O+, A-, AB- e B-, enquanto os tipos A+ e O- estão em estado de alerta. Apenas os tipos AB+ e B+ estão estáveis.

ADIAMENTOS

O diretor técnico do Mário Gatti, Carlos Arca, avalia que cirurgias oncológicas agendadas poderão ser adiadas, caso os estoques de sangue permaneçam baixos. "Estamos administrando dia a dia a situação para poder garantir sangue para as cirurgias de urgência. A doação de sangue pela população nesse momento é essencial", afirma.

Para tentar aumentar as doações, o Hemocentro está intensificando as campanhas nas mídias e incentivando doações pelas famílias de pacientes internados. O agendamento das doações deve ser feito no endereço https://www.hemocentro.unicamp.br/.

ONDE DOAR EM CAMPINAS

Hemocentro
Endereço: Rua Carlos Chagas, 480, Cidade UniversitáriaQuando: de segunda a sábado, das 7h30 às 15h (inclusive feriados)

Hospital Mário Gatti
Endereço: Avenida Prefeito Faria Lima, 340, Parque Itália
Quando: de segunda a sábado, das 7h30 às 15h (inclusive feriados)

QUEM PODE DOAR


- Pessoas com 18 a 69 anos, que pesem mais de 50 kg, e com boas condições de saúde;

- Quem tiver 16 ou 17 anos precisa do consentimento formal e presencial do responsável, enquanto idosos não podem realizar a doação caso seja a primeira vez;

- Não estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos e, após o almoço, aguardar três horas

- Não pode fumar até duas horas e duas horas depois da doação

- O doador precisa apresentar documento de identificação com foto e comprovante de endereço.

Publicidade