Publicidade

cotidiano

Título de eleitor: escola de Campinas tem ação para incentivar jovens

Iniciativa está sendo desenvolvida com alunos do ensino médio, em parceria com o TRE-SP; voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos

| ACidadeON Campinas -

Escola estadual recebe ação "Tire seu Título de Eleitor" nesta quarta (27), em Campinas (Foto: Reprodução/EPTV)
A Escola Estadual Francisco Glicério, em Campinas, realiza nesta quarta-feira (27) a ação "Tire seu Título de Eleitor" com os alunos do ensino médio. 

A iniciativa acontece em parceria com o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) e visa incentivar os jovens a tirar o documento. Vale reforçar que o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos e o prazo para tirar o documento termina no dia 4 de maio. 

Em Campinas, a ação teve início às 10h30 e é voltada para adolescentes com idades entre 15 e 17 anos. Para a estudante Luiza Gonçalves, a iniciativa auxilia o jovem a participar do futuro do país. 

"É importante, porque a gente está passando por um período em que precisamos debater muito isso. A gente precisa falar sobre a participação política da juventude, falar sobre o protagonismo que a gente fala tanto dentro das escolas. Mas, principalmente, para incentivar o jovem a participar dos processos democráticos do nosso país, que é o que faz o nosso futuro, mas também é o nosso presente", afirma a estudante. 

De acordo com a instituição, a expectativa é de que cerca de 70 alunos participem da ação desta quarta. "Foi uma recepção muito boa, eles ficaram felizes e entusiasmados pela escola poder ajudar neste ato de cidadania", comenta o estudante Gabriel Gomes. 

Durante a ação, os jovens ainda podem tirar dúvidas e obter maiores informações sobre o documento. 

SOLICITAÇÃO ONLINE 

O prazo para solicitar o Título de Eleitor termina em 4 de maio. Informações sobre procedimentos necessários para solicitar o documento online podem ser consultados no site do TER-SP

Neste ano, as eleições estão marcadas para o dia 2 de outubro, em primeiro turno, e 30 de outubro em segundo turno, caso ocorra. Serão eleitos o presidente, o vice-presidente e o Congresso Nacional. 

AUMENTO EM MARÇO 

Segundo dados da Justiça Eleitoral, o número de alistamentos eleitorais realizados nos três primeiros meses de 2022 cresceu em relação às duas últimas eleições gerais no país. De janeiro e março, o Brasil ganhou 1.144.481 novos eleitores na faixa etária de 15 a 18 anos. Já nos pleitos de 2018 e 2014, foram emitidos 877.082 e 854.838 novos títulos, respectivamente. 

As novas emissões ocorrem em meio a uma campanha de mobilização promovida pela Justiça Eleitoral nas redes sociais. Celebridades como Anitta, Zeca Pagodinho, Whindersson Nunes, Juliette e também internacionais, como o ator norte-americano Mark Ruffalo, participaram do chamamento. 

Em Campinas, o número de eleitores com 16 anos cresceu 40,7% em Campinas em um mês, de acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A comparação é entre os meses de março e fevereiro deste ano.

Mais notícias


Publicidade