Publicidade

cotidiano

Região tem oito cidades com lei de 5G aprovada; veja lista

De acordo com o governo de São Paulo, apenas 23 cidades paulistas possuem legislação atualizada

| ACidadeON Campinas -

Antenas antigas de internet são maiores do que as do 5G (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)
 

A região de Campinas possui oito cidades com a lei da tecnologia 5G aprovada, segundo um levantamento do Governo do Estado de São Paulo.

Com apoio da Invest SP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade), Águas de Lindoia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Serra Negra e Socorro já atualizaram a legislação.

Em Pedreira, as mudanças na devem ser aprovadas até maio, segundo a administração municipal.

A estrutura usada para o modelo atual conta apenas com antenas de 10 metros de altura, que são instaladas geralmente distantes de pontos movimentados.

A tecnologia 5G, porém, prevê antenas menores, do tamanho de uma caixa de sapato, e que podem ser colocadas de semáforos a pontos de ônibus.

O coordenador do programa Conecta SP, do Invest SP, Caio Cristófalo, explica que o 5G exige um número de antenas até cinco vezes maior do que o atual.

"A gente tem pontos que não foram previstos na legislação antiga né? Por isso queremos atualizar para facilitar a expansão da tecnologia em São Paulo", diz.

PORCENTAGEM NO ESTADO

Segundo o levantamento, apenas 23 das 645 cidades do estado de São Paulo estão com a legislação atualizada, o que representa um percentual de 3,56%.

Para auxiliar na regularização, a Invest SP desenvolveu um modelo de lei que pode ser utilizado pelos chefes do executivo dos municípios como guia.

"Quanto antes os municípios se ajustarem, melhor. Como nesse ano já devemos ter a chegada do 5G nas principais capitais, não atualizar nos municípios menores, vai reduzir a atratividade desses locais", define Cristófalo.

Mais notícias


Publicidade