
Valinhos vai oferecer aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres vítimas de violência doméstica e que possuem medida protetiva. As aulas serão oferecidas pela GM (Guarda Municipal) de Valinhos no dia 25 de maio (veja mais abaixo).
A atividade vai ensinar técnicas de evasão, saídas de agarramento e esganadura para ajudar as vítimas a saírem de situações de risco. As atividades serão realizadas às 9h, na base da Guarda, que fica na Rua João Bissoto, número 600, no Jardim Bom Retiro.
De acordo com a Administração, a iniciativa faz parte das ações de aperfeiçoamento da aplicação da Lei Maria da Penha no município. Novas turmas abertas à população devem ser anunciadas em breve, anunciou o município.
Segundo o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, as aulas vão abordar situações mais comuns de risco cotidiano, como importunação sexual, violência doméstica e sexual.
A orientação será feita por agentes da guarda especialistas em artes marciais e defesa pessoal. "Em determinados momentos de risco, ter o mínimo de capacitação para enfren tar o agressor e se livrar da situação violenta pode ser determinante para preservar a vida", destacou o secretário.
Segundo a prefeita Capitã Lucimara (PSD), a ação visa reduzir a violência na cidade, e não incentivar. "Queremos proporcionar às interessadas condições mínimas de defesa para ela e sua família em qualquer lugar que ocorra", explicou a chefe do Executivo.
AUMENTO DE OCORRÊNCIAS
De acordo com SSP (Secretaria de Segurança Pública) de São Paulo, de fevereiro a março, houve um salto de prisões em flagrante e inquéritos instaurados na Delegacia de Defesa da Mulher da cidade. O número de inquéritos saltou de 16 em janeiro, para 27 em fevereiro e 43 em março.