Publicidade

cotidiano

Na reta final de prazo, Campinas registra 7,3 mil novos eleitores

Em abril, cidade atingiu 867,6 mil eleitores aptos para votar; prazo final para tirar ou regularizar título acaba nesta quarta-feira

| ACidadeON Campinas -

Matheus Henrique de 18 anos tirou seu primeiro título de eleitor (Foto: Denny Cesare/Código19) 

 
Campinas registou uma alta de 7,3 mil novos eleitores registrados em abril, de acordo com dados do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). O mês foi o último período para emitir ou regulamentar o título de eleitor no país para as eleições de outubro.

Nesta quarta-feira (4) acaba o prazo para regularizar o documento e assim ficar apto a votar nas eleições deste ano - veja como fazer abaixo.

Até o final de abril, Campinas registrou o número total de 867.638 eleitores - 7,3 mil a mais que em março, quando o município tinha 860.281 moradores com o título de eleitor regularizado e aptos a votar.

POR FAIXA ETÁRIA

A faixa etária elegível ao voto que mais cresceu entre março e abril na cidade foi a de 16 anos. Nessa faixa a alta chegou a 68,29%. O último dado atualizado aponta para 2,2 mil eleitores nessa faixa etária.

Os adolescentes com 17 anos também tiveram aumento no registro de novos títulos - alta de 40,98%. Agora são 4,3 mil pessoas nessa faixa etária com o documento apto para votar em outubro em Campinas.

Já entre 18 e 24 anos, o número de eleitores cresceu 2,17%. Ainda de acordo com dados do TRE, até o final de abril a cidade contava com 92,4 mil eleitores nessa faixa etária. Lembrando que o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos.

PRIMEIRO TÍTULO

Quase no final do prazo para emitir o título, o estudante Matheus Henrique Gonçalves, de 18 anos, conseguiu fazer o o primeiro título de eleitor em Campinas. O jovem emitiu o documento ontem (3) no Cartório Eleitoral.

"Eu não tinha ido atrás porque minha carteira reservista estava com problema e eu não tinha tempo pra resolver aqui em Campinas. Agora que deu tudo certo. Aproveitei pra tirar e foi rápido até, em 20 minutos tirei", disse.

Ele afirmou ainda que acredita na importância do voto, principalmente entre os jovens. De acordo com Gonçalves, todos os amigos já tiraram o documento. 

Moradores buscam regularização de título de eleitor em Campinas (Foto: Luciano Claudino/Codigo19)
NO GERAL

De forma geral, a maior parte do eleitorado de Campinas tem idade entre 45 e 59 anos. Ao todo são 217,4 mil eleitores que poderão votar para presidente, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais nas eleições de outubro.

Em segundo lugar, a faixa etária com mais peso é a de 35 a 44 anos, com 177,9 mil pessoas. Em seguida, está a de 25 a 34 anos - sendo 161,9 mil eleitores.

BALANÇO DE ELEITORES

Abril - 867.638 eleitores

Março - 860.281

Fevereiro - 855.752

Janeiro - 853.414

(Fonte: TSE e TRE)

COMO TIRAR OU REGULARIZAR O TÍTULO DE ELEITOR

Tanto alterações cadastrais como novos alistamentos podem ser feitos sem sair de casa, por meio da internet, num computador ou até mesmo num smartphone, acessando o "Autoatendimento do Eleitor" no Portal do TSE.

Antes de fazer a solicitação, é preciso:

- Fazer uma foto frente e o verso de um documento oficial com foto (pode ser o RG ou a CNH, por exemplo) 

- Fazer foto também de um comprovante de residência recente, como uma conta de água ou luz, ou a fatura do celular ou do cartão de crédito.

- O órgão ainda orienta a tirar uma selfie segurando um documento próximo ao rosto.


Na página do Autoatendimento do Eleitor, clique no serviço que você busca: Tire seu título ou Inclua seu nome social, ou ainda, peça para Imprimir título eleitoral.

No Portal do TSE, ainda é possível consultar a situação eleitoral e, caso seja apontada alguma pendência, você ainda pode emitir o boleto da multa eleitoral que estiver em aberto para a regularização do título. É importante frisar que a regularização do documento se efetiva após a compensação do pagamento da respectiva multa e, portanto, é importante que você acompanhe o andamento da solicitação

Mais notícias


Publicidade