
Quem é proprietário de um Chevette jura de pé junto que é um dos melhores carros que já circularam pelas ruas do Brasil. Em São Paulo, o clássico lançado no Brasil em 1973, apesar do tempo, não caiu no esquecimento e continua circulando pelas ruas das cidades.
Para se ter uma noção, Campinas possui a segunda maior frota do modelo no estado: são 10.537 Chevettes circulando pelas ruas e avenidas do município. Os dados são do DetranSP (Departamento Estadual de Trânsito). Em primeiro lugar está, claro, a capital, com 62,6 mil "Chevy's" circulando.
NO ESTADO
O levantamento mais recente do Detran apontou que, somente na capital, a concentração do modelo é de mais de 32% do total do estado, o equivalente a 195.235.
Em seguida, as cidades com maior frota do modelo são:
- Campinas e Santo André, com 5% e 4%, respectivamente.
Essas três cidades somam 82.070 exemplares do total ativo no estado.
O MODELO
Vale destacar que a estreia do modelo foi no mercado brasileiro: só depois se espalhou para a Europa e até para os EUA, onde não obteve tanto sucesso.
Entre as versões do modelo já houve lançamentos com bancos revestidos com tecido que se assemelhava ao jeans e também contou com diferentes versões (quatro portas, hatchback, perua e picape).
Atualmente, são 524 modelos de placa preta (destinada a veículos com, no mínimo, 30 anos de fabricação e alto grau de originalidade) em todo o estado de São Paulo.

O funcionário público e mecânico de motos Rovilson Pereira, de 51 anos, tem verdadeira paixão pelo Chevette, que ficou até famoso nas redes sociais.
"Já tive vários Chevettes, modelos de 79, 82, 90, e também uma Chevy 500 de 91. Atualmente, há pouco mais de cinco meses, consegui outro exemplar 1992. É o atual 'Leitoso', como é conhecido nas redes sociais", contou.
Ele fala que vê o carro como uma terapia. "Passo o tempo cuidando, restaurando, buscando peças originais, que já não se encontram mais no mercado de autopeças. É uma diversão e um prazer. Onde passa todo mundo pede para tirar fotos ou pergunta sobre ele", disse.
Pereira contou ainda que já passou por uma situação inusiativa com o carro. "Ele foi liso na estrada, surpreendentes 14.5 km/litro. Fui até Cunha, em São Paulo, e não teve um lugar sequer em toda viagem que alguém não me perguntasse do carro. Um caminhoneiro no pedágio me fez parar para tirar fotos do carro. Ele disse pra mim: 'tive um quando jovem'".
Sobre a paixão de quatro rodas, o funcionário público diz que, realmente, o modelo Chevette é único. "Já tive outros carros, mas ele sem dúvida vai ficar como herança para meu filho e depois para os netos".
CONFIRA O RANKING
São Paulo: 62.664
Campinas: 10.537
Santo André: 8.869
São José dos Campos: 6.720
São Bernardo do Campo: 5.626
Guarulhos: 3.584
Mauá: 3.224
Sorocaba: 3.071
Osasco: 2.883
Franca: 2.419